17/03/2020

A lição agora é lavar bem as mãos com água e sabão

No último dia antes da suspensão das aulas no La Salle Medianeira em virtude do novocoronavírus, os estudantes do 1º e do 4º anos aprenderam, de forma lúdica e simples, como um vírus pode se espalhar rapidamente, mas como também pode ser contido.

A experiência foi realizada para que as crianças compreendessem a importância de lavar as mãos com água e sabão para evitar a contaminação, orientações que elas já sabem devem seguir para evitar o novo coronavírus. A COVID-19 já paralisou escolas no mundo inteiro.

No procedimento, que pode ser feito em casa, um pouco de orégano e purpurina fazem o papel do vírus. O primeiro é despejado em um recipiente com água, onde as crianças colocam um ou dois dedos e verificam que o "vírus" fica colado na pele.

Após o teste, as crianças são orientadas a lavar as mãos com água e sabão e, sem secar, colocar os dedos novamente no prato com o orégano. Reagindo com o sabão, o orégano se afasta rapidamente.

Dessa forma, os estudantes percebem que o sabão é um importante aliado para afastar a contaminação pelo vírus.

Em outro momento as crianças esfregam purpurina nas mãos e com elas tocam objetos, o rosto e os braços, inclusive, dos colegas, simulando o que acontece em situações reais do cotidiano e do convívio social.

Logo o ambiente está todo "contaminado" e todos são orientados a novamente lavar bem as partes do corpo que ficaram manchadas. Ao lavar, eles percebem que, sem o sabão, a tarefa é infrutífera.

Ao serem questionados sobre o que aprenderam, os estudantes mostraram que estavam esclarecidos sobre o problema. "Tudo o que a gente toca, fica marcado e se outra pessoa tocar ali pode se contaminar também", explicou o Júlio, do 4º ano.