08/05/2019

Gênero textual: cidadania! Lição para mudar o mundo

Como podemos melhorar o mundo?

A questão, central no livro "As Perguntas de Luísa", de Patrícia Engel Secco, levou os alunos do 6º e 7º anos a promover ações de conscientização na comunidade e a criar histórias em quadrinhos destacando a importância da empatia, dos gestos solidários e positivos no dia-a-dia.

A proposta surgiu na disciplina de Língua Portuguesa com o estudo do gênero textual "Anúncio Publicitário".

Além de descobrir as características deste tipo de texto, os estudantes leram o livro de Patrícia Secco pela plataforma Árvore de Livros e resolveram questões dissertativas sobre a temática, que também é abordada na Campanha da Fraternidade deste ano - Fraternidade e Políticas Públicas.

No 7º ano, a turma utilizou recursos digitais para produzir os anúncios conscientizando para certas atitudes, como não jogar lixo no meio ambiente ou adotar um animal abandonado.

Os cartazes com as campanhas foram espalhados em locais públicos, estabelecimentos comerciais e praças.

As HQs no 6º ano foram criadas livremente e também mostraram como pequenas atitudes podem transformar a realidade ao nosso redor.