12/04/2019

Sílabas e frutas unidas na Cesta da Dona Maricota!

Começou o projeto que traz as frutas para o cardápio do 1º ano e ensina as sílabas! A Cesta da Dona Maricota é um projeto multidisciplinar, que une o aprendizado das sílabas com o estímulo a uma alimentação saudável.

A cada semana um aluno apresenta à turma uma fruta ou alimento relacionado a uma família silábica, como o BA de banana. Além de falar sobre os nutrientes, eles compartilham com os colegas algo feito com a fruta, como um bolo ou sobremesa, e ainda mostram sua criatividade montando com material reciclável um modelo do alimento escolhido.

Antes da aula, porém, um colega tenta adivinhar, através somente do tato ou do olfato, o que foi colocado dentro do baú da Maricota.

A família participa da proposta ativamente, ajudando a produzir o alimento, e descrevendo uma receita saudável que, ao final do projeto, irá integrar um livro de culinária da Dona Maricota.

Além dessas atividades, os alunos participarão de contação de histórias, dramatizações com fantoches e de jogos e brincadeiras, como a Batata Quente, Salada Grega, Memória e Forca.

Essa história toda partiu do livro "A Cesta da Dona Maricota", de Tatiana Belinky, cujo enredo é baseado no diálogo de frutas e legumes sobre o valor nutricional de cada uma na alimentação. Leia AQUI!

"Conhecer os alimentos pesquisando suas características, escrevendo ou desenhando, mas também podendo tocar ou experimentar seu sabor, proporciona uma aprendizagem mais significativa e estabelece relações mais próximas com a realidade do aluno e com conhecimentos que eles já possuem sobre o assunto", explica a professora Ana Cristina Wust Fritzen.