13/03/2019

Professora Simone é destaque no Mind Lab 2018!

A professora Simone Rossetto foi destaque no "Concurso Cultural Práticas Exitosas" da Mind Lab Brasil e recebeu um banner descritivo de seu trabalho pelo bom uso da metodologia no colégio através do projeto "A Conquista Segura", aplicado à turma do 8º ano de 2018 através do jogo Moonwalk.

O Moonwalk é um jogo de tabuleiro com 32 peças para cada dupla de jogadores, que devem capturar as peças do oponente de modo a ficar com mais peças para si e assim vencer a partida.

O concurso, aberto à participação de professores de todo o Brasil, reconhece o trabalho de mediação do professor na construção do conhecimento interdisciplinar e no enfrentamento de problemas sociais da comunidade escolar em que atua pela aplicação dos métodos e estratégias do programa Mente Inovadora.

No aprendizado do jogo Moonwalk, a professora utilizou variadas atividades que possibilitaram o desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas, de produção escrita e oral e a reflexão sobre posicionamentos e escolhas de vida.

O projeto "A Conquista Segura" teve por objetivo enfatizar o uso de elementos para um melhor planejamento, ampliar a compreensão do jogo e da estratégia "Posição-Chave". Foram três aulas em que os alunos precisaram pensar sobre quais as casas do tabuleiro do jogo eram mais seguras para se estar com as peças.

Além disso, eles realizaram uma análise descritiva de quais áreas seriam mais seguras nas hipóteses de existirem ou faltarem 16 peças no tabuleiro. A professora também solicitou que a turma trouxesse à aula fotos de jogos em que aplicavam a estratégia estudada.

Na terceira aula, as fotos foram analisadas e os alunos expuseram oralmente a transcendência da estratégia à vida real. "Eles refletiram qual a posição deles no contexto familiar e social e quais elementos ou pessoas ocupavam posições-chaves em suas vidas", explica Simone.