10/12/2018

Projeto do 1º ano doa livros à escola municipal

Rodas de leitura, ouvidos atentos e olhares curiosos sobre as gravuras. Nesse clima favorável, os alunos do 1º ano do Colégio La Salle Medianeira e as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Leoni Simon encontraram-se para ter uma experiência literária cheia de encantamento.

De um lado, estudantes que já unem palavras e frases; de outro, crianças de 3 a 4 anos de idade que estão despertando seu interesse pelos livros. A combinação desses fatores resultou em uma grande contação de histórias.

A atividade aconteceu no dia 12 de dezembro nas dependências da Creche, que recebeu os estudantes lassalistas com lanches e doces. Em troca, a turma do 1º ano doou dezenas de livros infantis para a instituição e promoveu o contato das crianças com a literatura de forma lúdica e interativa.

Foi a culminância do projeto Zé do Livro, que estimulou o gosto pela leitura entre os alunos do 1º ano. Durante o ano, eles leram e brincaram com jogos de alfabetização em casa junto com o personagem de pano. Aos poucos foram enchendo uma cesta com livros. No final, todos receberam um pequeno livro em troca e três alunos ganharam obras novas através de sorteio.

Como leitores iniciantes, a turma ficou orgulhosa de poder compartilhar esse aprendizado com as crianças menores, contando as histórias e mostrando as páginas dos livros. A cesta cheia de livros foi colocada no centro da área de recreação e todos puderam interagir com as obras livremente.

As professoras também fizeram grupos de leitura. Foi quando os alunos maiores utilizaram fantoches para ajudar a chamar a atenção dos menores para as narrativas.

Além dos livros, a turma lassalista também entregou balas e pirulitos, doados pelos pais, às crianças da creche.

Mas não foi somente a escola municipal que incrementou seu acervo de leituras. As doações também beneficiaram a Biblioteca La Salle e o projeto Baú Lilterário, que leva livros ao encontro da comunidade em locais centrais da cidade.

Até o dia 20, as obras doadas pelos alunos ao projeto estarão na Árvore de Livros Natalina no saguão da agência do Banrisul e na Rodoviária, parceiros da proposta.