24/10/2018

Ensino Fundamental I

6º ano faz maquetes e viagem de estudos sobre a água

O 6º ano aprofundou os estudos da água construindo representações de formas de geração de energia e visitando a estação de análise da qualidade da água de Cerro Largo feita pela Corsan.

Na primeira etapa das práticas, eles pesquisaram sobre usinas hidrelétricas e outras formas de aproveitamento das fontes de água e cada grupo de alunos recriou as estruturas através de maquetes, apresentando o trabalho à turma. Doenças provocadas por água contaminada também foram destacadas. Na estação de análise eles viram como é feito os exames laboratoriais tão importantes para que possamos beber uma água livre de contaminações.

Em um segundo momento, a turma foi até a estação de tratamento da Corsan de Santo Ângelo conferir como é feito o processo de captação da água de mananciais e o processo de purificação, em várias etapas, para tornar-se potável à população.

Verificada como a poluição da água é bastante comum nos rios, a professora Marisa lvou os alunos também até a usina de reciclagem de lixo de Giruá. Lá eles observaram como é separado os tipos de lixo e encaminhados para o reaproveitamento.

Os alunos conscientizaram-se que cuidados básicos com o meio ambiente, como cuidar dos rejeitos que jogamos na natureza, fazem toda a diferença para a manutenção da qualidade da água que bebemos.