17/10/2018

Fábulas na formação artística e de valores do 5º ano

No 5º ano, a encenação de fábulas auxiliou os estudantes no desenvolvimento da expressividade artística, como a organização de falas, cenários e figurinos. Esse gênero literário, em especial, mostrou à turma diversas lições aprendidas pelos personagens em suas vivências cotidianas.

Cada apresentação foi avaliada pela professora, que apontou os acertos e erros de cada grupo em suas ações no palco. As fábulas escolhidas, De Esopo e MOnteiro Lobato,  foram "O Leão e o Ratinho", "O Peru Medroso", "A Cobra e o Vaga-Lume", As Duas Panelas", "A Coruja e a Águia", As Galinhas Gordas e Magras", "A Menina do Leite", "A Raposa e o Corvo", "A Gralha Vaidosa" e "O Rato do Campo e da Cidade".

A importância das fábulas como recurso didático está na ênfase da valorização da transmissão, construção e reconstrução de conhecimentos e de atitudes e valores significativos para a vida das crianças de uma maneira significativa e prazerosa.