15/03/2020

Informativo Coronavírus - Covid 19

Prezados Senhores Pais e/ou Responsáveis,

Como é de conhecimento dos senhores, todas as ocorrências sociais são objetos de estudo e orientação em nosso Colégio. E não foi diferente com o Covid 19 – Coronavírus.

Estamos acompanhando todas as notícias e buscado sempre alternativas para orientar, sem contudo disseminar pânico em nossa comunidade educativa.

Desde que esta pandemia se instarou iniciamos nossos trabalhos de orientação juntos aos estudantes e funcionários. Vários docentes já tratavam sobre este lamentável episódio mundial em suas aulas, entretanto, instucionalizamos o dia 11/03 para ação conjunta desde a Educação Infantil até a 3ª Série do Ensino Médio. Nesta data, em todas as turmas, no primeiro tempo de aula, ambos os turnos, foram feitas as ações de orientação aos nossos estudantes.

Nas dependências do Colégio se encontram os cartazes com as recomendações da Organização Mundial de Saúde - OMS.

Solicitamos que as famílias reforcem em casa as recomendações do Protocolo de Prevenção e, colaborem com o bem estar individual e coletivo. Caso seu/sua filho(a) apresente sintomas de gripe, por precaução e zelo por ele e pelos demais estudantes, orientamos:

a) Permanecer em afastamento temporário na suspeita clínica de gripe (febre, tosse, coriza, mal-estar geral), podendo retornar ao Colégio se estiver clinicamente estável, sem uso de antitérmico e sem febre por 24 horas;

b) Ao retornar ao Colégio manter cuidados de etiqueta respiratória (ao tossir ou espirrar, cobrir a boca preferencialmente com lenço descartável; lavar as mãos com frequência, especialmente após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas do nariz, olhos e boca) durante os sintomas respiratórios;

Informamos ainda, que até o momento, não está indicada a suspensão de aulas e outras atividades como medida de prevenção, pois para modificar o Calendário Escolar, o Colégio depende da autorização das instâncias deliberativas da Rede La Salle e, em casos de extrema gravidade, das autoridades competentes em âmbito local e/ou nacional;

O Colégio tem adotado as seguintes medidas preventivas:

a) Orientar etiqueta respiratória (cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após o uso);

b) Estimular a frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos;

c) Orientar a lavagem das mãos com água e sabão após tossir ou espirrar;

d) Após lavar as mãos com água e sabão, usar álcool a 70% em gel;

e) Evitar tocar olhos, nariz e/ou boca;

f) Manter o ambiente bem ventilado e arejado;

g) Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

h) Realizar higienização frequente, com uso de álcool a 70% em gel, de objetos (brinquedos, livros e outros materiais de uso dos alunos).

Reforçamos que além das recomendações acima, estejam atentos a outras orientações de prevenção que possam vir a ser estabelecidas pelos órgãos de saúde.

Atenciosamente,

Centro Educacional La Salle