17/02/2022

Volta às aulas 2022

“A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação circunda o mundo”. Essa emblemática frase de um dos maiores gênios da humanidade, Albert Einstein, explica exatamente como foi a volta às aulas na Escola La Salle RJ, repleta de brincadeiras, com as crianças tendo muitas histórias para contar e dando asas à imaginação.

No dia 8 de fevereiro, a escola ganhou novamente a alegria, a bagunça e o colorido que lhe é característica, a partir desse retorno, marcado ainda por novidades: a turma do Pré II está sendo vacinada, todos os alunos estão ficando em período integral, das 7h20 até às 17h, e a adaptação dos novos estudantes tem sido, em grande parte, positiva.

“Estamos muito felizes por novamente ter a nossa escola de portas abertas. Vamos chegar ao fim do ano obedecendo todas as regras da vigilância sanitária, com os cuidados que devemos tomar para que as crianças voltem a ter a rotina do uso da máscara. Quanto a isso, elas estão nos surpreendendo; apesar de nas férias estarem em suas moradias, sem essa proteção, a maioria está passando bastante tempo aqui seguindo o hábito adquirido no ano passado, de fazer as trocas adequadas. Vale frisar a parceria dos pais, que estão enviando mais de uma máscara”, explicou Maviane Lima, coordenadora da escola. Os motivos para celebrar começam nesse e em outro autocuidado – “tem sido um momento de muita alegria e expectativa porque os alunos do Pré II estão tomando a vacina e os nossos funcionários estão quase todos vacinados com a terceira dose” –, e também dizem respeito à expansão: “A Creche III cresceu; seriam apenas 26 crianças, mas este ano estamos adaptando 50 alunos novos. É um desafio que abraçamos com muito carinho”.

Relatos dos pequeninos

Laura de Almeida, do Pré II A, usou toda a sua imaginação para falar como foram esses dias de descanso: “Eu estou gostando da escola. Quando eu estava de férias, eu fui lá nos Estados Unidos e depois eu fui para a praia, que eu gosto muito”. Seu amiguinho Victor Hugo embarcou na história contada pela amiga. “Eu fui para a Disney e vi o Mickey”, disse ele. Ao ser perguntado sobre sua relação com a escola, ele foi da fantasia à realidade: “Eu já venho há muito tempo aqui, brinco parquinho... Eu estava com saudades de todo mundo”.

Durante a brincadeira com lego dentro da sala do Pré II A, o assunto de Alice Moreira não foi o período de férias, mas sim a sua busca por aprendizado, ainda que com apenas 5 anos de idade: “Eu gosto da escola porque minha mãe falou que eu tenho que vim pra cá para aprender a escrever meu nome todo e eu estou aprendendo”. Já Maria Fernanda, da mesma turma, mesmo com poucos dias na sua nova escola, tem motivos para não querer sair da La Salle RJ: “Eu estou gostando da escola e do parquinho porque tem muitas cores divertidas”.

Dentre tantos relatos, que abrangem narrativas fiéis à realidade e situações imaginadas acerca das férias, destaca-se também a fala de Esther Xavier, do Pré I A. A pequena descreveu com bastante bom humor o seu período em casa: “Eu fui a uma festa com minha mãe e com meu pai e comi muito doce, mas acabei ficando com dor de barriga porque eu comi bolo, sorvete, comi tudo”. Alice Nunes fez questão de mostrar quanto amor tem pela escola. “Ô tia, eu estava de férias e foi muito legal. Andei de patinete na rua sozinha... Mas gostei de ter voltado às aulas, eu estava chorando à toa com saudades daqui”, explicou Alice à jornalista. Julio Cesar, do Pré I, por sua vez, parece ter voltado de férias radicais, com direito a uma fera fora do seu habitat natural: “Nas minhas férias eu passeei, eu andei em dois barcos e não fiquei com medo. Ele andava muito rápido e eu fui em um barco ‘mais maior’... Também nadei no mar, vi onça, mas estava ruim porque tinha muita correnteza”.

Quantas histórias como essas vem por aí em 2022?

Por Mariana Monteiro / Revisão: Luiza Gould

Fotos de Adriana Torres