23/12/2020

Natal e despedidas em segurança

10 de fevereiro de 2020. Naquela manhã, tudo era felicidade. De portas abertas, a Escola La Salle RJ recebia os seus alunos, matava as saudades, sonhava junto deles e dos responsáveis. Entre tantas pessoas aglomeradas em uma das manhãs ensolaradas antes da palavra pandemia ser parte do cotidiano, uma sequer poderia imaginar o que estava por vir... O ano em que pais se tornaram educadores incansáveis, o ano em que os educadores lassalistas se tornaram persistentes reconstrutores da aprendizagem, o ano em que as crianças permaneceram sendo o que sempre foram (o motivo para renovar o ânimo, para acreditar, para lutar) não poderia chegar ao fim sem, novamente, a escola receber as vidas que lhe dão vida. De novas maneiras. Seguindo os protocolos de segurança com os quais as famílias se habituaram em cada entrega mensal de cestas básicas, uma a uma entrou na La Salle RJ no dia 7 de dezembro. Os pequenos lassalistas da Creche III e do Pré I de lá saíram com mais mantimentos e o presente que nunca falta, fruto da campanha Natal Generoso. Seguindo os protocolos de segurança, uma a uma entrou na La Salle RJ no dia 10 de dezembro. Os pequenos lassalistas vieram se despedir. Certificado, presente, surpresa, pausa para a foto, nada faltou, nem as lágrimas que, desta vez, escorrem sobre as máscaras.

A visita do Papai Noel e a formatura do Pré II tiveram que ser diferentes, mas nem por isso perderam o encantamento. A princesa Sofia Rosa sorri com os olhos já que, com os lábios, não consegue demonstrar a alegria em receber a sua grande boneca negra. Mesmo em tempos de COVID-19, madrinhas e padrinhos não deixaram de fomentar esses sorrisos, comprando bonecas, carrinhos, bolas, jogos. A princesa Maria Julia sorri com os lábios em seu quarto, pouco antes de colocar a máscara para receber a coordenadora Maviane Lima na porta de casa. Por morar na mesma região que a comunicativa menina de 6 anos, tia Mavi fez questão de entregar pessoalmente o certificado de conclusão do Pré II, já que os pais Mara e Leonardo, por compromissos no trabalho, não conseguiram levar Maria Julia à escola no dia da despedida. Mas ainda levarão, e muito, pois a saudade já aperta um coração pequenino no tamanho físico, enorme no amor por quem a cerca. “Tia, eu vou sentir saudades das professoras, dos meus amiguinhos, do parquinho, da boneca Camila, da hora da soneca e das atividades”, conta Maria Julia por áudio à jornalista.

À esquerda a aluna Sofia Rosa, após ter recebido o seu presente de Natal. À direita, Maria Julia posa para foto na porta de casa com o certificado entregue por Maviane Lima

Aluna nota 10, Maria Julia desenvolveu inúmeras atividades sugeridas pela escola ao longo deste período de Regime Especial Domiciliar. “Não tem como citar uma atividade em especial que ela tenha gostado mais, pois gostou de realizar todas”, conta a orgulhosa mãe Rozimara Moura, a Mara, que conciliou seu serviço junto ao casal de idosos em Niterói com a mediação das lições sugeridas pela La Salle RJ para serem desenvolvidas em casa. “Maria Julia teve um grande crescimento, um desenvolvimento social e pessoal nestes três anos, obteve muitos conhecimentos. Nós somos muito gratos a cada tia, a todos os funcionários, por sabermos que poderíamos deixar nossa filha em segurança. E nos sentimos acolhidos pela escola mesmo neste tempo de pandemia”, diz Mara.

A gratidão está nas palavras da mãe de Maria Julia, mas também naquelas enviadas por mensagem de texto à Maviane Lima por whatsApp. “Foram anos muito valiosos para o Thor, tenho certeza disso. Agora um novo ciclo se inicia, mas vocês estarão sempre em nossos corações e em nossas lembranças. Obrigada por tudo! Desejo sucesso na trajetória de educar, na qual vocês fazem a diferença”, escreveu Mariana Lopes, a mãe do Thor. “Queria agradecer muito por cuidarem do João como se ele fosse filho de vocês. Não tivemos uma experiência boa do primeiro ano dele em outra escola. Chegando na Escola La Salle RJ, nos sentimos tão acolhidos, cercados por tanto carinho... O quanto ele foi feliz nesta escola! E hoje ele é uma criança melhor graças a ajuda de vocês”, escreveu Rayssa Gomes, mãe do João Guilherme. “Não me canso de agradecer pelo privilégio de ter tido vocês em nossas vidas. Quanto amor, dedicação, sorrisos e emoção! Gostaria de ter dado um abraço bem apertado em uma por uma! Meu filho hoje teve uma simbólica passagem para uma nova fase, que nem sabemos como será... Mas, sem dúvida alguma, vocês não deixariam passar em branco, assim é a equipe que eu amo tanto. Podem contar para sempre comigo”, escreveu Valesca Seabra, a mãe do Guilherme.

De cima para baixo: Thor e sua família / João Guilherme junto de suas professoras / Guilherme junto de suas professoras

E para a nova fase citada por Mariana e Valesca, as crianças levarão lembranças da Escola La Salle Rio de Janeiro. Foi montado um kit escolar para os alunos do Pré II poderem usar no 1º ano, onde quer que estejam matriculados. Maria Julia adorou! “Tia Mavi veio me trazer aqui o certificado, uma fada em forma de boneca, tesoura, cola, lápis, apontador...”, contou a menina que, no Dia dos Professores, enviou um vídeo à escola com flores nas mãos e um grande sorriso no rosto. Porque seja no ano que for, afeto não faltará.

Maria Julia em vídeo enviado em outubro para as suas professoras

Veja na Galeria abaixo fotos da entrega dos presentes de Natal para as turmas de Creche III e Pré I (dia 7 de dezembro) e imagens da despedida do Pré II (dia 10 de dezembro).

Por Luiza Gould

Fotos de Adriana Torres