27/09/2018

Festa da Família

Uma escola de portas abertas para mães, pais, avós, avôs, tias, tios, primas, primos, madrinhas, padrinhos. Uma escola que entende o conhecimento como uma construção conjunta entre pedagogas, alunos e responsáveis. Essa é a escola em que a professora Mariana Lopes acredita. E também a escola em que a mãe Mariana Lopes acredita. Não à toa, a expectativa dela era grande para a Festa da Família da Escola La Salle RJ, uma manhã voltada para estreitar o contato entre os diferentes braços que acarinham as crianças. Foi a partir dessa sementinha plantada que 54 famílias deixaram seus lares no sábado, dia 15 de setembro, para virem ao colégio de seus pequenos.

“Nós chegamos, e ele ficou encantado quando ele se deparou com a mesa da pintura”, conta Mariana, mãe do Thor, da Creche III B, “Estávamos eu, meu esposo e a minha sogra, e o Thor falava: ‘Vovó vem, é a festa da família’, todo feliz. Fomos super bem-recebidos. Ele interagiu bastante, porque eram várias as atividades para as crianças. E nós tivemos a oportunidade de conhecer todos os projetos da escola”.

Enquanto os alunos criaram telas com tinta guache, construíram brinquedos a partir dos materiais reciclados pelas próprias famílias e participaram de roda de leitura, as mulheres ganharam aula de automaquiagem de O Boticário, e os homens saíram com o corte de cabelo diferenciado. Também fez parte da programação atendimento do Núcleo de Prática Jurídica, instruções da equipe de prevenção ao câncer de mama, além de oficina da ONG Anjos da Rua, que ensinou os presentes a transformarem roupas inutilizadas em peças novas para as crianças. A coordenação contabiliza que mais de 130 pessoas tenham participado da festa. Motivo de celebração para os próprios pais.

“É essencial a relação entre escola e família. Este é o primeiro ano do Thor aqui. São muitas descobertas, o contato dele com os amigos, essa troca. Os professores estão aqui para complementar, incentivar e garimpar as habilidades deles, mas a educação começa conosco”, conclui Mariana.

Por Luiza Gould

Ascom Unilasalle-RJ