11/06/2018

Batizado leva o primeiro sacramento a 24 crianças

"Da Galileia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim! Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição" (Mateus 3:13-17).

O batismo é o fundamento da vida cristã. Quando somos batizados, deixamos de ser criaturas para sermos filhos e filhas de Deus. E foi com a água derramada sob suas cabeças, que 21 crianças receberam o primeiro dos sacramentos, no último dia 26 de maio. O sacramento foi realizado pelas mãos do Padre Antônio Sobrinho, no oitavo batismo comunitário realizado pela Escola La Salle, em parceria com o Setor de Ação Comunitária (SEAC) do Unilasalle-RJ.

No sábado anterior, o diretor da escola, Irmão Fabrício Heinzmann, cuidou pessoalmente da formação de pais e padrinhos, enquanto a secretária Elane Martins preparava os últimos detalhes burocráticos. Já na manhã do grande dia, coube aos estagiários do SEAC, Luiz Porto e Pedro Oliveira se aterem à ornamentação do altar e ao funcionário do TI Edmilson Cândido preparar os equipamentos de áudio.

“Estamos entregando minha filha na mão do Senhor, não tem coisa melhor. Sabemos que quando temos um filho é para o mundo, mas entregar na mão de Deus para que Ele conduza é muito bom”. As palavras de Francine Silva Dornellas, mãe de Giovana Dornellas, da Creche IIIB, expressam a emoção de ver a pequena sendo batizada.

Elisa Cristina Esteves Bento teve a oportunidade de sentir o mesmo sentimento em dobro, já que, desta vez, batizou seu segundo filho. “Sou muito grata por vocês proporcionarem isso aos meus filhos, o Davy, em 2016, e hoje o Lorhan. Sou católica, então foi um momento incrível e único, me traz uma sensação de dever cumprido quando batizo meus filhos”, diz Elisa. A mãe dos meninos comenta, ainda, que esse é o último ano de Lorhan na escola e que já está “sofrendo por antecipação”. “Não queria que meu filho saísse desse lugar maravilhoso. É muito gratificante poder participar de algo tão especial e ter vocês participando conosco é melhor ainda”, conclui.

Na ocasião, o Pe. Antônio Sobrinho lembrou o fato de as “crianças batizadas serem chamadas, em Cristo, a viver plenamente como filhos e filhas de Deus Pai. Para isso, elas precisam ser fortalecidas pelo Espírito Santo no sacramento da confirmação e alimentadas na Ceia do Senhor”. O primeiro passo já foi dado, prenunciando o início de uma vida ao lado do melhor amigo, Deus.

Por: Camila Reis/ Revisão: Luiza Gould

Fotos: Adriana Torres