O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é um experiência de ensino que, enquanto proposta inicia de forma sistematizada o aluno na pesquisa. Os Cursos da Faculdade La Salle visam formar profissionais capacitados tanto para atuar no mercado de trabalho corporativo, quanto para atuar na área acadêmica e para reforçar a formação acadêmica dos alunos, o TCC tem o papel fundamental. E é tratado com muito cuidado e atenção pela coordenação dos cursos, devido à sua enorme importância. O papel de coordenação geral do TCC é realizado pela coordenação do curso, devido, exatamente, à relevância desta atividade.

Para a realização de todo o ciclo de formação do aluno, grande importância é dedicada ao TCC ,na Faculdade La Salle , que coroa o esforço de dar uma formação de qualidade aos discentes. O planejamento das etapas do TCC envolve a confecção do projeto de pesquisa com normas e procedimentos bem definidos e num segundo momento a construção e apresentação da monografia.

O TCC está planejado para ter seu início no último ano do curso, mas os alunos já obtém os passos iniciais de como elaborar o trabalho acadêmico na disciplina “Metodologia Científica” ministrada no primeiro período do curso. Esse processo é contínuo e perpassa todo o período do curso, através dos trabalhos interdisciplinares que ocorrem a cada semestre, ora como projeto de pesquisa, ora como artigo que a cada ano são apresentados na Semana Acadêmica (semana de iniciação científica) em forma de seminários ou exposição de banners. No sétimo semestre o trabalho de orientação se intensifica e os alunos finalizam a parte prática e a monografia, no oitavo período e submetem seus projetos à banca examinadora para a defesa do TCC, que na Faculdade é um momento muito importante na vida acadêmica dos alunos.

O resultado alcançado tem sido gratificante, mas o objetivo é melhorar cada vez mais. Muitos trabalhos alcançam o padrão satisfatório, indicando um importante potencial dos alunos para a carreira acadêmico-científica, mostrando, também, que a Faculdade tem que continuar dando uma formação que aproxime os egressos do curso da realização da pesquisa como elemento que qualifique seu exercício profissional.