Menu
As manchetes dos jornais do Brasil estão sempre mostrando fatos relacionados à falta de ética, de moral e também da falta de transparência com o dinheiro que circula pelo país. E foi para discutir essas e outras questões que a Faculdade La Salle promoveu o 9ª Fórum de Contabilidade da Instituição. Durantes dois dias (26 e 27 de setembro) profissionais da área, acadêmicos de contabilidade e áreas afins, e convidados puderam debater tais questões de vital importância para a sustentabilidade do país.
 
Logo na abertura do Fórum, o técnico da Coordenação Geral De Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Leonardo Perdiz da Costa, abordou questões relacionadas aos incentivos fiscais da superintendência.
 
“Os incentivos (fiscais) não são apenas em Manaus, mas ele também está presente na Amazônia Ocidental, no Estado do Amapá e tudo isso está conectado também com o modelo Zona Franca Verde. É um momento ímpar abordar essas questões com vocês (estudantes) para que desde agora na faculdade, vocês conheçam um pouco a realidade da profissão, por meio das ações que a gente desenvolve na Suframa”, explicou o palestrante.
 
 
No segundo dia de Fórum, a questão ética foi o tema principal da palestra do sócio diretor KPMG Auditores Independentes – Escritório Manaus, Luciano Medeiros ao mostrar exemplos de como proceder em caso de conhecimento de uma irregularidade fiscal.
 
“Todo contador tem contrato de confidencialidade, então o seu cliente que os dados dele serão guardados. Agora, quando a situação é tão grave, ela tem que ser revelada. Uma saída fácil é: denunciar as fraudes ou até mesmo os crimes. Mas eu não posso só denunciar por denunciar, é preciso estar munido de provas substanciais para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Isso serve tanto para contadores quanto para auditores”, enfatizou Medeiros.
 
 
Seguindo a mesma linha de raciocínio, o último palestrante da noite foi o professor Júlio Ramon explanou sobre como a tecnologia impacta em nossas vidas e as bases éticas e morais nas quais ela e nós seres humanos estamos nos moldando.
 
“No setor de contabilidade, tudo o que já tinha de ser automatizado, já foi. Portanto, nós temos que decidir qual é o nosso modelo. Que tipo de profissionais nós seremos e que conduta nós adotaremos, porque esses serão fatores fundamentais para determinar o nosso nível profissional”, ressaltou Marchiore.
 
 
Ao final de cada dia de palestras, houve a entrega de certificados aos palestrantes e sorteio de brindes ao público presente no local do evento. 
 
 

Entre em Contato