Menu

A sustentabilidade em comunidades ribeirinhas do Amazonas é, sem dúvida, um dos grandes desafios sociais e ambientais a serem resolvidos atualmente. Aliar a preservação da natureza com o desenvolvimento econômico das pessoas que vivem nessas localidades, requer um esforço conjunto entre sociedade, organizações e governos. 

Ciente de sua missão como instituição de ensino, a Faculdade La Salle, abraçou essa causa e resolveu por meio de seu corpo docente criar um Projeto Integrador para levar Ecoinovação à uma comunidade Ribeirinha do Estado.

O objetivo geral deste projeto é oportunizar a integração dos conhecimentos entre os cursos de Administração e Educação Física, tendo como eixo norteador a Ecoinovação junto à comunidade ribeirinha. Dessa forma, os ribeirinhos poderão se aproveitar do conhecimento adquirido e se organizarem para dar prosseguimento a Ecoinovação na comunidade.

Ao todo, estão envolvidas diretamente no projeto cerca de 119 pessoas entre professores e alunos dos cursos de Administração e Educação Física da Faculdade La Salle.

A Ecoinovação 

Para se obter sustentabilidade em algo, é preciso minimizar os impactos negativos e potencializar os positivos, para isso, é necessária uma nova maneira de pensar e agir, focando na criação de soluções inovadoras que favoreçam a organização, a sociedade e o ambiente.

Por que devemos promover a ecoinovação?

- melhoria da qualidade de vida das pessoas (presente e futuro)

- proteção ao meio ambiente

- oportunidade de inovação

- sustentabilidade da organização

Quais os resultados de se promover a ecoinovação?

- redução de custo (água, energia, matéria-prima e insumos)

- melhoria da imagem da empresa e aumento de faturamento

- Fortalecimento à marca do produto

- Valorização da empresa no mercado e sociedade

- Divulgação automática

- Colaboradores mais motivados

Cronograma de Atividades

Todo projeto de grande impacto social e ambiental requer uma série de etapas para ser implementado definitivamente. Em primeiro lugar, é necessário ter ideias inovadoras, em seguida planejar essas ideias para que finalmente, elas possam ser colocadas em prática.

Dessa forma, o Projeto Ecoinovação da Faculdade La Salle iniciou suas atividades no dia 27 de agosto, com a palestra de apresentação do projeto para os acadêmicos dos cursos de Administração e Educação Física que farão parte dele.

 

 

Num segundo encontro que, ocorreu no dia 19 de setembro, foi concluída a segunda etapa do projeto integrador com a elaboração de um plano de ação com as tarefas que precisam ser cumpridas para a concretização do projeto. Na ocasião, foram designados os nomes dos professores responsáveis para liderar as equipes que irão à campo. 

 

Já o encontro mais recente, ocorreu no dia 16 de outubro, onde foram definidos os componentes e atribuições de cada equipe que irão à campo. 

A etapa final do Projeto Integrador ocorrerá no dia 9 de novembro, com a visita à uma comunidade ribeirinha do Amazonas e execução do projeto. 

 

Entre em Contato