Ainda eram 6h da manhã de uma sexta-feira (09/11) ensolarada, quando aos poucos a sede da Faculdade La Salle Manaus, localizada na Av. Dom Pedro I, bairro Dom Pedro, zona Oeste da capital, foi gerando uma concentração de pessoas dispostas a colocar em prática uma atitude simples, mas fundamental hoje em dia: a cidadania.

Às 6h30, um grupo (animado) de mais ou menos 60 pessoas partiram em direção à comunidade Ismail Aziz, onde funciona o Centro Municipal de Ensino Integral Ismail Azis, localizado na Rua Imbu, bairro Tarumã, zona Rural de Manaus. Durante a viagem, não se sabia ao certo o que iriam encontrar ao chegar no local de destino.

Mas nem precisava tanto receio assim, pois ao aportarem no CMEI Ismail Aziz, o grupo começou a ouvir passos agitados, acompanhados de características únicas das crianças: olhinhos brilhando e sorriso no rosto.

Num primeiro momento, eles pareciam tímidos, analisando o terreno (como se diz na gíria popular), observando pelo canto do olho, até se sentirem à vontade para participar das atividades propostas pelo grupo de voluntários.

Presentes nessa comitiva estavam diretores, professores e acadêmicos da Faculdade La Salle que se dividiram em grupos para promover uma integração total com os alunos da escola.

“As ações incorreram em atividades recreativas com fins pedagógicos, em que os alunos desenvolveram oficina de pintura utilizando tintas naturais feitas com produtos caseiros e que não agridem o meio ambiente, esportes de natureza (aventura) adaptados, o uso da tecnologia acompanhou a utilização de materiais não-convencionais na confecção de pistas para carrinhos com controle remoto, várias outras atividades preencheram cada uma das salas de aula que num sistema de rodizio puderam participar de todas as atividades oferecidas, o mundo da fantasia esteve presente com vários personagens conhecidos pelas crianças e que trouxeram à tona a ludicidade, a imaginação, muita diversão e alegria, muito aprendizado e uma acolhida fantástica à nossa equipe de acadêmicos”, explica o professor Edilson Morais, um dos coordenadores da visita.

Ao fim das atividades, um turbilhão de sentimentos tomou conta de todos, dois deles se sobressaltaram: tristeza e alegria. Tristeza por aquela manhã diferente (fora da rotina) ter passado tão rápido. E alegria pela oportunidade da realização de atividades que tanto engrandecem tanto quem pratica quanto quem recebe a cidadania.

“Agradecemos a Direção da Faculdade La Salle e as coordenações dos cursos, todos professores que orientaram e contribuíram com o Projeto direta ou indiretamente, acadêmicos dos diversos cursos e períodos, e a Direção da Escola juntamente com a equipe que nos recebeu tão calorosamente. Saímos da Escola com convite para retornarmos pelo grande sucesso que foi a ação realizada”, finaliza o professor Edilson.

Projeto Ecoinovação

A visita ao CMEI Ismail Azis fez parte da etapa final do Projeto Ecoinovação, que visa oportunizar a integração dos conhecimentos entre os cursos de Administração e Educação Física, levando sustentabilidade e empreendedorismo às comunidades ribeirinhas do Amazonas.

“Dentro do aspecto formativo, esse projeto tem relevância uma vez que trata de oportunizar experiências reais de aprendizado em espaços formais de ensino, junto a isso o diálogo realizado entre as disciplinas e cursos envolvidos no interior do projeto, a própria temática desenvolvida em cada uma das atividades (Ecoinovação). No aspecto pedagógico traz uma abordagem diferenciada da própria forma de aplicar determinados conteúdos por meio de estratégias que aproveitam elementos que, outrora, não caberiam no contexto da aprendizagem”, explica Edilson.

O Projeto Ecoinovação vinha sendo planejado há vários meses por um grupo de professores da Faculdade La Salle. Para conhecer mais sobre o projeto e todas as etapas dele, clique aqui.