Na noite desta quarta-feira (11), foi realizado no auditório da Faculdade La Salle um debate sobre um assunto delicado, que afeta pessoas de várias idades, classes sociais e que ainda requer muita discussão: as drogas.

Por meio do projeto: espaço aprender La Salle, idealizado pela coordenadoria do curso de Educação Física da instituição, acadêmicos do curso puderam ter contato com as experiências de profissionais de diferentes áreas que atuam diretamente em situações vinculadas as drogas.

Iniciando os trabalhos, Rosana Celestino de Oliveira Gomes, que é mãe de um dependente químico e faz parte de um grupo de apoio a dependentes químicos, contou sobre como é a luta diária de quem tem um filho nessa situação, desde o momento em que ela soube da doença, passando pelas internações em clínicas de reabilitação, até o estágio atual, o de se evitar uma recaída.

Já o psicólogo Robson Belo, abordou a questão das drogas sob a perspectiva cientifica, detalhando as causas que levam as pessoas a consumirem drogas e as consequências físicas e mentais que elas podem ocasionar devido ao seu uso contínuo.

Também fizerem parte do encontro, o capitão Alisson da Silva Henriques e o cabo Valnilson Neves da Silva, ambos da Polícia Militar do Amazonas e integrantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que faz um trabalho sócio/educativo em escolas de Manaus com o objetivo de prevenir o uso de drogas por parte dos estudantes.

De maneira bem dinâmica, o encontro foi tomando um contorno onde foi possível possibilitar a alternância de discursos e suas variações sobre o tema, sem perder o foco do tema principal. Entre uma fala e outra, houve um pocket show com músicas relacionadas ao tema das drogas e ao fim, os acadêmicos puderam fazer perguntas e esclarecer algumas dúvidas pertinentes.