Menu

Ligar o computador, escrever um texto no word e enviá-lo a alguém por e-mail pode parecer uma tarefa simples para a maioria das pessoas acostumadas com o acesso a essas tecnologias. Mas para quem não tem tanta intimidade assim, tudo isso acaba se tornando um grande desafio.

Ciente desta situação, a Faculdade La Salle resolveu durante a última quinzena de janeiro, proporcionar um curso de informática básica às colaboradoras do setor de serviços gerais da instituição. Com carga horária de 20h, o curso teve o objetivo de capacitar pessoal e profissionalmente quem antes imaginava que ter contato com a tecnologia não fazia parte da sua realidade.

 

No primeiro módulo, o instrutor do curso e responsável pelo setor de T.I da Faculdade La Salle, Valdison Metelis, iniciou a capacitação mostrando quais são as partes que compõe um computador, como liga-lo e é claro, como tirar extrair todo o potencial que ele tem a oferecer.

“Pensando numa continuação, eu finalizei esse primeiro módulo com a parte de navegação na web e consegui mostrar pra elas as ferramentas da Google, fundamental para que elas possam acessar por meio do Google agenda, por exemplo, a escala semanal de serviços. Então esse primeiro módulo foi essencial para que elas pudessem aprender a ficar sempre conectadas.”, explica o instrutor do curso.

“Pra quem já sabe é fácil, mas pra gente que não sabe é difícil”, resume Leda, uma das alunas do curso.

Evolução com a prática

Ter coragem pra enfrentar um desafio é o primeiro passo para conseguir superá-lo. No início, as colaboradoras Ana, Dani, Jacylene, Leda e Rosimary, tiveram bastante dificuldades para se adaptar ao uso do computador.

“Fazia muito que a gente não usava o computador, a gente não lembrava mais.”, explica Dani.

Mas como diria um ditado popular: a prática leva a perfeição. E foi com esse espírito que as “meninas da limpeza”, como são conhecidas, evoluíram ao longo do curso, sempre com o auxílio do professor Valdison e com o trabalho em equipe.

“A maneira como o Valdison nos ensinava fez com que a gente aprendesse sem a gente ficar nervosa ou sentisse mal por errar”, relata Leda.

“Quando uma de nós estivesse com dúvida, nós mesmos tirávamos as dúvidas umas com as outras”, explica Dani.

 

Certificação

Para comemorar o empenho e evolução das colaboradoras que fizeram o curso de capacitação em informática básica, a Faculdade La Salle realizou na última sexta-feira, 01/02, a entrega dos certificados referentes à conclusão do curso, além de um pequeno coquetel.

Na ocasião, momentos vividos durante o curso foram relembrados e o sentimento de gratidão tomou conta de todos os envolvidos nesse projeto.

“Eu só tenho a agradecer a diretoria da Faculdade por esse incentivo, por nos proporcionar esse momento e isso é muito bom porque despertou na gente uma vontade de continuar, de estarmos sempre nos aperfeiçoando. Quando as meninas do Colégio (La Salle) perguntam pra onde a gente tá indo, eu digo: estamos indo estudar.”, comenta Ana.

Para o coordenador do setor de Recursos Humanos da Faculdade La Salle, Jefferson Fay, o curso de capacitação é motivo de orgulho para a instituição.

“Em nome de toda a Faculdade La Salle, eu agradeço com esse curso mais específico, podemos suprir algumas demandas que haviam relatado pra gente. Quando nós começamos a primeira pesquisa de clima organizacional, esse era um desafio: fazer com que todos utilizassem as ferramentas do laboratório e agora nós ficamos felizes em saber que hoje elas já se encontram aptas a realizar a próxima pesquisa”, comenta Fay.

Continuidade

De acordo com o Diretor da Faculdade La Salle, Francisco Bezerra, os cursos de capacitação da instituição não ficarão restritos somente às colaboradoras do setor de serviços gerais. Tanto é que, essa capacitação possa atingir todos os níveis da Faculdade, passando pelos setores administrativo e acadêmico.

 A ideia de toda direção é: proporcionar o crescimento profissional de todo mundo. O crescimento profissional não é só a parte financeira, é a parte intelectual também. A tendência é que todos tenham essa qualificação durante o ano, não só o setor de serviços gerais. Vamos passar agora para o setor administrativo, o acadêmico já começa uma nova fase essa semana e vai ter também uma qualificação geral, principalmente com relação ao atendimento, pois nós trabalhamos com serviço de atendimento. Trabalhamos com cliente interno e cliente externo. Precisamos fazer uma capacitação com todos os colaboradores da Faculdade”, explica o Diretor.

 

Entre em Contato