O segundo momento (mas não menos importante) mais esperado pelos alunos de gradaução depois da Colação de Grau é sem dúvida, a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). E na manhã de domingo, 25/11, pouco mais de 100 estudantes da Faculdade La Salle Manaus compareceram em duas unidades de ensino superior de Manaus para prestar o exame.

O índice de comparecimento dos alunos inscritos, de 99%, superou as expectativas das coordenações dos cursos, que previam abstenção média em torno de 10%. Desde as 7h deste domingo, as coordenações e vários professores da Faculdade La Salle estiveram a postos, com tenda montada em frente aos locais de provas para recepcionar e prestar apoio aos estudantes, com distribuição de camisas, água e lanches e repassando as últimas orientações sobre a prova.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Este ano, foram avaliados estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Relações Internacionais.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria Normativa nº 19, de 2017. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.