Fisiologia do Exercício

Tendo em vista a crescente demanda  por treinamento personalizado  os constantes avanços tecnológicos, faz-se necessário o estabelecimento de todo um processo de formação continuada, de atualização por parte dos profissionais que atuam ou que pretendem atuar na elaboração e aplicação de programas personalizados de exercícios físicos. 

A Faculdade La Salle com este curso pretende desenvolver habilidades e atitudes em profissionais que almejam atuar em áreas voltadas para a Fisiologia do Exercício, por meio do contato com situações reais pautadas em consistente suporte conceitual. Assim, o curso de Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício foi estruturado para oferecer aos profissionais que o buscarem, um suporte científico atualizado, oportunizando- lhes um trabalho efetivo e saudável, focando sempre a melhoria da saúde, do bem-estar, da qualidade de vida das pessoas que buscam este tipo de serviço.

Público-alvo do Curso

O público-alvo do Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício abrange todos os profissionais da área da Saúde.

Objetivo Geral

Estudar a eficiência dos movimentos do ponto de vista anatômico, das articulações e dos músculos, para a promoção de programas de atividades físicas adequadas a diferentes objetivos de praticantes de características variadas.

Objetivos Específicos

1- Capacitar os profissionais a desenvolverem programas para a prevenção e reabilitação de lesões dos sistemas muscular e articular;

2- Habilitar os profissionais para a prescrição de exercícios para grupos especiais: obesidade, hipertensão, diabetes, e cardiopatias;

3- Compreender a conversão de energia química pelo organismo e a sua conversão em energia mecânica para a promoção adequada e/ou otimizaa de programas de treinamento físicos;

4- Conhecer a interação entre o sistema nervoso e o sistema muscular e as suas implicações sobre a atividade física;

5- Conhecer as bases nutricionais e a suplementação disponível para a otimização do desempenho da atividade física;

6- Entender a influência dos sistema respiratório e cardíaco sobre a ativiadade física, bem como os aspectos relacionados aos mesmos a serem considerados para configuração de programas de treinamento físico.

Metodologia

A metodologia de ensino valoriza as estratégias que privilegiam a formação e o desenvolvimento do espírito crítico, o diálogo entre a teoria e a prática, utilizando ferramentas da tecnologia educacional que exijam autonomia intelectual, autoria e criticidade do aluno para a efetiva contrução do conhecimento.

O curso todo será desenvolvido através de aulas expositivas dialogadas, seminários com simulações, análise e relato de experiências, palestras, vivências de aplicação, utilizando-se de recursos como softwares específicos, multimídia, textos, cine-foro e outros recursos necessários para desenvolver diferentes estratégias de ensino.

Certificação

Ao final do curso, os alunos receberão o certificado de conclusão do Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício.

Corpo Docente

o corpo docente será formado por mestres e doutores na área e com grande experiência na área acadêmica. Acompanharão o trabalho dos professores dois coordenadores: um da área técnica e outro que acompanhará a parte do desenvolvimento da dinâmica acadêmica. Também estará alocada para o curso uma secretária.

Caga Horária: 18 meses

Dia e Horário: Dois sábados (alternados) no mês, das 8h às 18h (com intervalos para almoço e lanches)


Coordenação e atendimento

Coordenação de Pós-Graduação:
Dra. Jussará Lummertz
email: jussara.lummertz@lasalle.org.br

Horário de atendimento:
14h às 21h
segunda a sexta-feira

Voltar para Cursos de Pós-Graduação