Menu

Com objetivo de proporcionar aos acadêmicos da Faculdade La Salle uma aula prática, com a demonstração das etapas na produção de gado confinado, suinocultura e beneficiamento do algodão, a Profa. Queli Ruchel, Profa. Cristiane Chitarra e Prof. Elton José Francisconi, reuniram os acadêmicos dos 2º, 4º e 6º semestre de Agronegócio na Fazenda Mano Júlio, em Ipiranga do Norte/MT.

De acordo com os professores, com a visita foi possível compreender os meios de produção de bovinocultura de corte, em sistema intensivo, terminação de suínos e sobre o beneficiamento do algodão, desde os insumos utilizados no sistema produtivo, com o aproveitamento dos resíduos gerados de forma integrada.

A visita, que aconteceu no último dia 06, reforçou os assuntos trabalhados em sala de aula sobre bovinocultura de corte, aliando as especificidades da experiência presencial da atividade de produção. “No estado, esta atividade apresenta uma grande viabilidade econômica e a demanda de produção tecnificada, apresenta um mercado em expansão no estado e no Brasil. Por isso a importância de novos gestores no agronegócio com uma visão voltado também para a bovinocultura, que é uma atividade em plena expansão no mercado”, explica Prof. Elton.

Durante a visita, os acadêmicos e professores foram recebidos pelo empresário Marino Franz, proprietário da fazenda Mano Júlio, que apresentou as demandas necessárias para o futuro e falou sobre empreendedorismo.

Além da bovinocultura de corte, os acadêmicos conheceram a produção de suínos em fase de pré-terminação, e gerenciamento e aproveitamento dos resíduos para a produção de biogás, preservação do ambiente e o aproveitamento do biogás para a geração de energia elétrica e dos demais resíduos para a fertirrigação e projetos de compostagem.

Finalizando, eles foram recebidos na algodoeira da propriedade onde ocorre a atividade de limpeza, descaroçamento e enfardamento, com a sua posterior classificação da qualidade da pluma do algodão.

 

Entre em Contato