A Coordenadora dos cursos tecnólogos, Professora Me. Sandra Inês Horn Böhm, e o Professor Me. Geverson Tobias Böhm, participaram do VII Simpósio da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais, que aconteceu no Centro de Eventos Dante Martins de Oliveira na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop.

Durante quatro dias, 3 palestras envolvendo o tema principal “Amazônia de transição: Origem, desenvolvimento e perspectivas futuras” e 14 minicursos com temas variados abordaram diversas linhas de pesquisa englobadas pelas Ciências Ambientais. Além disso, o evento contou com a submissão de resumos (simples e expandidos), apresentações de trabalhos científicos e o concurso fotográfico “Nuances de Gaia”.

De acordo com Sandra, o intuito do evento é a divulgação técnico-científica no Norte do Estado de Mato Grosso englobando pesquisas multidisciplinares envolvendo a sociedade civil, estudantes (graduação e pós-graduação) e pesquisadores de todo o País, como uma oportunidade de criação de parcerias e inovação.

Geverson explica que durante o evento, que aconteceu de 30 de agosto a 02 de setembro, foram abordadas discussões sobre a importância da Zona de Transição Amazônia-Cerrado no Estado, sua origem, fluxos de migração e atividades produtivas nesta região, perspectivas de desenvolvimento e desafios socioeconômicos na zona de transição Amazônia-Cerrado sobre a ótica de cadeias produtivas, logística, recursos hídricos e impactos de hidrelétricas na região, mudanças climáticas e o futuro da Amazônia.

Para os professores, o evento representa uma oportunidade para a conscientização das instituições de pesquisas públicas e privadas sobre a importância da Amazônia de transição e, principalmente, sobre as diretrizes internacionais sobre o uso sustentável dos recursos naturais.