Os acadêmicos do 5º semestre de Gestão da Produção Industrial da Faculdade La Salle, realizaram aulas de produção de cachaça artesanal, como prática da disciplina de Desenvolvimento de Produto, na última semana.

Além desenvolver a capacidade de observação, e compreensão do conteúdo abordado em termos práticos, a atividade busca melhorar o processo de produção, conforme a demanda e a tecnologia escolhida, e analisar os impactos gerados pelo agronegócio da cachaça artesanal na formação de renda e geração de emprego para o trabalhador rural.

O trabalho possibilita que os estudantes, como futuros gestores em processos industriais, discutam sobre a produção da bebida em relação a outros produtos considerados tradicionais na agricultura familiar. E ainda, instiga a criatividade no desenvolvimento de novos produtos, utilizando outras matérias primas disponíveis no setor agroindustrial da região.

De acordo com a Prof. Dra. Nádia Ligianara D. Nyari, responsável pela disciplina, a cachaça é a aguardente produzida a partir da destilação do fermentado de caldo de cana, e que, aliada a esse fator os acadêmicos são instigados a desenvolver uma nova metodologia para a produção dessa bebida tão brasileira. “Aliado aos objetivos da disciplina, como a melhoria de um processo para a produção de um produto já existente ou o desenvolvimento de um novo produto”, finaliza.

De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), a produção anual brasileira está em mais de 1,3 bilhões de litros, havendo em torno de 35 mil produtores e mais 5 mil marcas dessa bebida, além de uma taxa de exportação anualmente de apenas 20 milhões de litros, ou seja, 2% de toda a produção. “Esses dados mostram a importância desse produto no mercado interno, tanto na escala econômica, políticas, cultural e social, oportunizando a geração de empregos e renda para os setores familiar e agroindustrial, que são os principais responsáveis pela produção e comercialização da bebida”, afirma a professora.