Os acadêmicos do 4º semestre do curso de Agronomia da Faculdade La Salle, receberam no último dia 16, o Pesquisador e Engenheiro Agrônomo Dr. Francisco Andres Rodriguez Dimaté, que ministrou uma palestra sobre o controle microbiano de insetos praga.

O objetivo deste encontro foi demonstrar a aplicação prática e importância do controle biológico no manejo integrado de pragas, além de fazer os acadêmicos compreender como realizar o controle de pragas agrícolas através da utilização de inimigos naturais ou benéficos.

Com isso, os estudantes de agronomia, puderam relacionar os conceitos discutidos na teoria, visando à aplicabilidade em campo, diretamente com o produtor.

Para a professora do curso de Agronomia da Faculdade La Salle, Queli Ruchel, eventos como este são muito importantes, pois como futuros Engenheiros Agrônomos os alunos não devem se limitar apenas ao controle químico de pragas, ampliando seus horizontes, empregando táticas eficientes e de Manejo Integrado de Pragas (MIP). “O controle biológico, um dos pilares do MIP, ainda não é utilizado em grande escala, principalmente em função do desconhecimento das práticas. Dessa forma, os futuros responsáveis técnicos devem colaborar na difusão de informações sobre o controle biológico para que o uso adequado do método seja aumentado, o que evitará prejuízos ao ecossistema, resíduos químicos nos alimentos, contaminação dos recursos naturais e intoxicações dos trabalhadores rurais, visualizando as oportunidades desse amplo e relevante nicho do mercado agrícola”, conclui a professora.