Menu

Na última sexta-feira, os acadêmicos do 3º semestre de Agronomia da Faculdade La Salle e os produtores rurais da região participaram da palestra “Cigarrinha e enfezamentos no milho: identificação e manejo”, no Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde – MT.

A palestra foi ministrada pela Drª Elizabeth de Oliveira Sabato, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG), que possui mais de 20 anos de estudos nesta área. Os enfezamentos são doenças que têm como inseto vetor a cigarrinha, e de acordo com a pesquisadora, a ocorrência tem sido registrada especialmente no noroeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, sudoeste goiano e triângulo mineiro, porém, o Mato Grosso precisa ficar muito atento a cigarrinha, pois é um estado com clima favorável para proliferação destas doenças.

Quanto as medidas preventivas, a especialista ressalta que nenhuma medida isoladamente resolve o problema, pois os produtores devem primeiro conhecer a doença; não semear uma nova lavoura ou muito próximo de uma lavoura com a doença; semear mais de uma cultivar de milho; em determinadas regiões tentar sincronizar a época de semeadura para não deixar inóculos no campo; tratar as sementes com inseticidas registrados, pois assim que a planta emerge vem a cigarrinha. “São doenças que exigem a atuação direta do engenheiro agrônomo, e assim como a dengue, não há uma ação isolada para solucionar o problema”, finalizou a palestrante.

Para a professora Mirella Marconato Di Bello, para os acadêmicos, este momento de discussão como o assunto é de extrema importância. “Hoje não temos um volume grande de ocorrências dessas doenças aqui no Mato Grosso, não vivemos um surto epidêmico, mas, podemos passar a ter, e por isto é importante que os acadêmicos, nossos futuros agrônomos, saibam como identificar e manejar uma área”, justifica a professora.

O evento foi promovido e organizado pela Fundação Rio Verde de Pesquisa e Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, e teve o apoio da Faculdade La Salle.

Entre em Contato