Menu

Nos últimos dias 09 e 10 de novembro, os acadêmicos do 10º semestre do Curso Direito da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT realizaram uma Mobilização sobre a “Conscientização quanto ao abuso de crianças e adolescentes”.

A atividade, que foi sugerida pelo Professor Marco Antônio Mendes, referente à disciplina Direito da Criança e do Adolescente, foi estimulada devido um caso de violência infantil de grande repercussão que ocorreu no município. Além disso, os índices de exploração sexual infantil vêm aumentando de forma assustadora em nosso País e no mundo, fato que requer a mobilização e combate por parte de toda a sociedade.

Desta forma, a mobilização teve início na segunda-feira com a panfletagem na entrada da Faculdade La Salle e também no comércio local e, na terça-feira, os acadêmicos prosseguiram com a ação, realizando a mobilização em frente à Igreja Rosa Mística, onde teve início o “buzinaço” pelas ruas de Lucas do Rio Verde. O “buzinaço” prosseguiu até o Estádio Passo das Emas, onde ocorreu o Jogo entre os times do Luverdense e Botafogo, local onde os acadêmicos também realizaram a panfletagem. A ação contou ainda com a entrada dos jogadores do Luverdense com a faixa da campanha, bem como a volta olímpica no estádio.

Veja aqui o álbum de fotos da Mobilização!

Em entrevista, a acadêmica Rebeca Pimentel explicou sobre como surgiu a manifestação. De acordo com ela, “essa ideia surgiu através do professor Marco Antônio [...]. Tendo em vista um grande caso relevante que houve em nossa cidade, partiu a ideia de conscientizar as pessoas sobre o que é a violência sexual infantil, a partir de onde ela se dá, etc. As crianças, geralmente quando sofrem o abuso sexual, o abuso psicológico ou qualquer abuso, acabam se afastando, ficando mais quietas, e o que é mais triste nisso tudo é saber que esses abusos ocorrem geralmente em ambiente familiar. Então se você perceber que a sua criança está mais quieta, não quer manter tanto contato, não quer mais te abraçar, você tem que parar e pensar. E através disso nós percebemos que esses casos cresceram muito nos últimos anos”. Ainda de acordo com Rebeca, a cada 15 segundos uma criança sofre violência sexual no Brasil, um dado alarmante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desta forma, através da mobilização, o intuito foi mobilizar e conscientizar todas as pessoas que souberem de algum tipo de violência para que façam a denúncia, discando o número 100. A denúncia pode ser identificada ou anônima.

 

Entre em Contato