Menu

Como tem acontecido desde 1955, a Igreja Católica alia um tema de consciência social para ser refletido no período da quaresma – a Campanha da Fraternidade - CF. Para 2018 o tema paz se apresenta para “promover a cultura da paz, da reconciliação, como caminha da superação da violência”. Essencialmente é despertar a atenção e as situações de violência que se manifestam no país.

O Mapa da Violência 2016, mostra que, no Bra-sil, cinco pessoas são mortas por arma de fogo a cada hora. A cada dia, são 123 pessoas assassinadas dessa forma. No ano de 2014 houve mais de 40 mil mortes. São 26,20 homi-cídios por 100.000 pessoas. Temos 13% mais homicídios que a Inglaterra, 436,6% mais que os Estados Unidos e 609,3% que a Argentina, sobre 100 mil habitantes. A violência se apresenta desde a experiência cotidiana na família, nos bairros, até a violência institucio-nal. O sistema brasileiro, desde sua descoberta sobre violência quando não acolheu os índios e negros como pessoas humanas e fez deles escravos do imperialismo português. Esta se estendeu ao sistema cultura, econômico, financeiro e de trabalho.

Na cultura contemporânea, o texto base da CF, acentua a violência racial, onde o “mapa da violência afirma que, em 2016, houve um decréscimo de 26,1% de violência com pessoas de cor branca, mas cresceu 46,9% para os negros”. Outro segmento é a vio-lência contra as mulheres, onde se afirma que somente em 2013, houve 4,8 homicídios por 100 mil mulheres no país, isto é, 13 homicídios diários. Em 2014, houve 405 atendi-mentos de mulheres por dia, nas unidades de saúde, vítimas de violência.

O Documento Base da CF/18 destaca outras formas de violência, entre elas o tráfi-co humano, a violência com os trabalhadores rurais, a violência e o narcotráfico. Também reflete sobre a política e a violência, onde revela a desconfiança do povo em relação às políticas de segurança pública, a desatenção aos presídios e a ausência de uma educação para a segurança e a justiça. O exemplo de corrupção que assola o país, se reflete em to-das as camadas sociais.

Na iluminação teológica, a CF/18 afirma que “Essencialmente a mensagem da Sa-grada Escritura é de amor, paz, solidariedade e justiça que nasce da experiência de Deus amor e justo”. Inicia apresentando “a comunhão rompida pelo pecado” do homem com Deus, do homem com seus irmãos e do homem com a natureza através da história bíblica descrita no Livro do Gênesis. O mal se espalha entre os homens e dos homens para a natu-reza. A história bíblica é a história do restabelecimento da harmonia do homem com Deus até a presença de Jesus Cristo que morre na Cruz para a salvação do homem em sua rela-ção com Deus; dos homens entre si, Jesus se faz homem para nos dizer do amor de Deus para com o homem – e “vós sereis todos irmãos” (Mt 23,8); e do homem com a natureza. O restabelecimento da harmonia do homem com Deus, dos homens entre si e do homem com a natureza.

Mas o tema da CF/18 é essencialmente a busca de alternativas da superação da violência e da conquista da fraternidade entre os homens, não importante as raízes cultu-rais e religiosas.

 

 
Lucas do Rio Verde, dezembro de 2017.

Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, fsc
Diretor Geral - Faculdade La Salle

 
 

Entre em Contato