O mês de outubro é um mês que traz em seus dias diversas comemorações relativas à vida cristã, social e nacional, entro outros destacam-se: Dia 2, dia do Anjo da Guarda; Dia 4, dia de São Francisco; Dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, dia da Criança, do Descobrimento da América; Dia 15, dia da Normalista e do Professor; Dia 18, dia do Médico; Dia 28, dia do Funcionário Público.
Nossa lembrança especial é sobre o dia do Professor. Para nossa reflexão, transcrevemos o título “3.2 A educação que buscamos realizar”, da Proposta Educativa Lassalista, para nos impulsionar na realização desta educação que buscamos realizar, mesmo em meio às contingências que se apresentam para a educação hoje, no Brasil
Concebemos a Educação como direito fundamental da pessoa humana, um itinerário intencionado e sistemático de humanização, aprendizagem e crescimento permanente, que dá unidade e sentido à vida. Nesse processo, os educandos lassalistas são convidados a serem protagonistas do próprio desenvolvimento, aprendendo a ser, conhecer, conviver, fazer, colaborar e inovar.
A Província La Salle Brasil-Chile, em fidelidade criativa ao carisma, à história e à pedagogia lassalista, assume uma educação humana e cristã de qualidade que:
a) Oferece um currículo centrado na pessoa do estudante, flexível, sistemático, intencionado, que acolhe a diversidade e a pluralidade, que busca o desenvolvimento integral e integrador da pessoa e que considera os diversos níveis e ritmos de aprendizagem;
b) Fundamenta-se no desenvolvimento de competências, habilidades, saberes, atitudes e valores;
c) Estimula um processo contínuo de formação, que busca desenvolver ao máximo as capacidades de cada sujeito, desde o âmbito escolar até o profissional, contribuindo para concretizar seu projeto de vida;
d) Desenvolve-se em pastoral, considerando os valores do Evangelho e oportunizando a toda a Comunidade Educativa a integração entre fé, cultura e vida;
e) Busca inovar seus conteúdos e métodos, utilizando novas tecnologias e melhorando os processos de ensino e de aprendizagem;
f) Está atenta aos desafios e às necessidades da sociedade planetária atual e da Igreja, para responder com audácia e prontidão às urgências educativas;
g) É transformadora, capaz de superar as lógicas hegemônicas, propondo outras maneiras de ser, de se relacionar e de agir no mundo;
h) É inclusiva, tendo em vista a preocupação e a atenção com os educandos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento, com altas habilidades/superdotação e em situação de vulnerabilidade social;
i) Considera a qualidade pedagógica, acadêmica, administrativa e pastoral, a sustentabilidade socioambiental, a consciência planetária e a defesa e a realização dos direitos das crianças e dos adolescentes;
j) É feita também pelo testemunho de vida, pelos exemplos, palavras, ações e procedimentos educativos de seus atores;
k) Articula o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma crítica e reflexiva.
Considerando os objetivos e as opções educacionais lassalistas, entendemos o ensino e a aprendizagem enquanto processos interdependentes, complementares, intersubjetivos, mediados, contínuos e vinculados ao currículo e à metodologia. Por isso, nos centros educativos lassalistas, oferecemos estratégias pedagógicas adequadas ao desenvolvimento cognitivo e à efetivação de aprendizagens significativas; à apropriação e reconstrução do saber cultural; ao desenvolvimento de uma identidade pessoal; à melhoria da capacidade de bem viver e de conviver com o outro; ao desenvolvimento de valores, de normas e de atitudes, em sintonia com os princípios evangélicos.
Parabéns pela missão educativa lassalista que “junto e associação” desenvolvemos na Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde/MT.
Lucas do Rio Verde, outubro de 2017.
Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, fsc
Diretor Geral - Faculdade La Salle