Menu

A Campanha da Fraternidade de 2017 deu continuidade à reflexão sobre a sustentabilidade ambiental, com o subtema dos Biomas Brasileiros. O Brasil está constituído em diferentes Biomas, assim distribuídos: a Amazônia (49,29%), o Cerrado (23,92%), a Mata Atlântica (13,04%), a Caatinga (9,92%), o Pampa (2,07%) e o Pantanal (1,76%). Sobre eles há uma vasta literatura e documentação disponível nos sites próprios sobre o tema.
Recorda-se aqui, algumas referências bíblicas que fundamentam os conceitos sobre a vida, o exercício da consciência e liberdade humana. No conceito bíblico, a vida é entendida como Dom de Deus aos homens, assim como toda a criação, e cabe ao homem a responsabilidade do seu cuidado, conservação e embelezamento.

A leitura atenta de Gn 2, 10-14, leva o leitor a perceber o significado da vida presente na água dos rios em diferentes biomas e culturas. Os rios que aparecem no relato sinalizam que o paraíso se estende sobre toda a face terra. Cada rio contribui para a formação de um povo e de uma cultura. O Jardim representa a vida em seu estado de amor, bem-estar, o sentido e o significado junto de Deus, em harmonia com as outras pessoa e com toda a natureza. O relato bíblico também descreve como se estabelece a desarmonia, o que chama de pecado. Da relação entre conhecimento do bem e do mal, a relação da consciência e a liberdade de escolha à luz da vontade de Deus. O conhecimento que deve ser para proteger e ajudar e não para explorar e destruir, onde o ser humano é co-criador responsável, cuidador da criação: cuidar e preservar a diversidade de biomas, povos e suas culturas. A missão do ser humano além do cuidado é de criar novas possibilidades e aperfeiçoar a criação, tornando-a mais atenta aos desígnios de Deus sobre ela. Por outro lado, há uma relação de domínio, de desordem e de desarmonia estabelecido a partir do pecado, como decisão errônea do homem.

A mensagem do Evangelho, e também de São Paulo, em suas epístolas reforçam a responsabilidade do homem diante de si mesmo, como responsável pelo o cuidado de sua vida e a vida do universo. Para Paulo, Jesus, é o novo Adão, que reestabelece as relações do homem com Deus, superando todo o pecado, reconstituindo o homem em harmonia com Deus e também com a natureza. O homem agora é reconfigurado com  e em Cristo, o Salvador e na imagem dele é que deve viver sua vida pessoal e sua relação com a natureza. Em sua teologia, o pecado é que leva à atual exploração destrutiva da vida e da natureza. Jesus vem restabelecer a vida e o sentido das relações do homem com a natureza que devem ser de harmonia, graça e salvação.

Para o Papa Francisco, a fé cristã tem uma grande contribuição que pode ser dada às questões da ecologia integral e, em particular, à convivência harmônica com os nossos biomas. Ele afirma que “as convicções da fé oferecem aos cristãos – e, em parte, também a outros crentes – motivações importantes para cuidar da natureza e dos irmãos e irmãs mais frágeis” (Laudato Si, n.64), pois neles se manifesta o amor de Deus pelos homens, amor que deve ser estendido uns pelos outros. 

Entre em Contato