Em dezembro, foi realizado na China o Programa de Liderança e Compreensão Global que tem como objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de ampliar a capacidade da análise crítica e reflexão, além de proporcionar o conhecimento de outras culturas.

De acordo com a acadêmica Eduarda de Oliveira, do 2º semestre de Direito da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, a experiência foi surpreendente, única e enriquecedora. “Fizemos diversas visitas, tanto em Pequim quanto em Xangai, que nos permitiram ter uma visão mais ampla sobre a China, expandindo nossos conhecimentos em diversas áreas”, explica Eduarda.

Ela comenta que empresas como a Petrobrás, Apex Brasil e Vale, mostraram como que é a relação entre Brasil e China, principalmente quando se diz respeito ao mercado de importação e exportação. Já na Embaixada do Brasil e Consulado Brasileiro, o grupo foi apresentado às diferentes formas de brasileiros ingressarem na China, seja por meio das bolsas universitárias ou também por oportunidades de trabalho.

Além disso, nas visitas nas universidades como a Peking University, Fudan, Donghua University e também no Chinese Academy of Social Sciences (CASS), a acadêmica afirma que percebeu o grande interesse da China em receber estudantes da América Latina.  “Tivemos a oportunidade de ouvir um pouco mais sobre os planos de expansão econômicos da China, como seus investimentos no Brasil e o “One belt, one road”, também conhecido como a Nova Rota da Seda. Também ficou claro o grande interesse da China em nossos recursos naturais e matérias primas”, salienta a acadêmica.