Menu

Os acadêmicos do 2º e 4º semestre do curso de Agronegócio da Faculdade La Salle, e os acadêmicos da Franças, que estão em intercâmbio na IES, realizaram, no último dia 20, uma visita técnica na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop/MT. A visita foi acompanhada pelos docentes da La Salle, Professora Cristiane Chitarra e Professor Elton José Francisconi.

Cristiane explica que a visita teve como objetivo demonstrar as etapas na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas aos sistemas integrados de agricultura, pecuária e floresta, principalmente no estado do Mato Grosso. “Também foi possível compreender a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e seus subsistemas integrados, com as vantagens da implantação destes sistemas de intensificação sustentável de produção agropecuária”, complementa.

Na ocasião, acadêmicos e professores foram recebidos pelo Analista de Transferência de Tecnologia, Orlando Lúcio de Oliveira Júnior, que os conduziu até o auditório para uma apresentação institucional e trabalhos desenvolvidos pela unidade. Posteriormente, Orlando acompanhou os presentes até a área laboratorial e de pesquisa da unidade e acesso à tecnologia da informação. Além disso, eles visitaram o campo experimental, onde estão instalados os sistemas de Integração, quando foram apresentadas as diferentes espécies de árvores adequadas ao sistema integrado, e suas principais características agronômicas e tratos culturais, como o mogno africano, piqui (com e sem espinho), castanheira, teca, paricá e principalmente o Eucalipto que é o mais utilizado.

“Visitamos a área de integração na rotação com as culturas como soja e milho e as relações entre a consorciação do milho x brachária, onde os acadêmicos puderam tirar suas dúvidas sobre esta integração, e na sequencia visitamos a área de difusão de plantas forrageiras utilizadas na produção animal e algumas de suas características”, explica Cristiane.

Finalizando a visita, eles conheceram o sistema de Agrofloresta com a integração de espécies como o cacau, cupuaçu, banana e acácia, com a apresentação da implantação e técnicas de produção. “Nos foi apresentado também um estudo em fitopatologia, que estava disponível para a visualização de espécies de fungos, bactérias e nematóides no microscópio e o desenvolvimento de pesquisa sobre o controle biológico que está sendo desenvolvido na unidade”, acrescenta ela. 

Para a professora, este tipo de atividade, fora de sala de aula, serve para reforçar os assuntos trabalhados nas aulas sobre a Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, complementando assim toda parte teórica estudada neste semestre. 

 

Entre em Contato