Menu

A inclusão de pessoas está cada vez mais garantida, além da Lei Federal que exige a empregabilidade deste público, o mercado de trabalho está mais aberto e preparado para receber estes colaboradores.

Uma destas leis trata da obrigatoriedade de contratação, por parte das empresas com mais de 100 funcionários, de uma parcela dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas. Com isso a busca por cursos e intérpretes de Libras, por exemplo, aumentou para atender em áreas públicas e privadas.

Em cada um destes espaço, que recebem os portadores de necessidades especiais é obrigatória a presença de um agente facilitador. No caso dos deficientes auditivos, um interprete de Libras.

A Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT oferta a disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS aberta para participação de toda a comunidade. A disciplina será cursada juntamente com o 5º semestre de Educação Física e pode ser assistida não apenas pelas pessoas portadoras de deficiência, mas sim todas aquelas que tenham algum relacionamento com estas pessoas, inclusive no ambiente de trabalho.

As Aulas

As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 20h20min às 22 horas, iniciando em 24/02 e encerrando 30/06, na Unidade Sede da Faculdade La Salle, totalizando 40 horas.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até 20 de fevereiro, no SAA - Serviço de Atendimento ao Acadêmico, na Faculdade La Salle.

Investimento

O curso terá o investimento de R$ 327,00, podendo ser parcelado em até 3 vezes no cartão de crédito. Os participantes que obtiverem pelo menos 75% de presença nas aulas, receberão certificado de participação. Veja o Comunicado Oficial COMUNICADO DIRACAD Nº. 02/2015 – Disciplina Optativa – LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais.

 

Para saber mais sobre LIBRAS

As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais. O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.

Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc. Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais. Fonte: www.libras.org.br

Entre em Contato