O Colégio La Salle Abel, de Niterói/RJ, criou um concurso cultural de música lassalista para homenagear o Tricentenário de São João Batista La Salle (1719-2019). O projeto abrange todas as Instituições da Província La Salle Brasil-Chile e tem entre os objetivos, potencializar e desenvolver o protagonismo em todas as Comunidades Educativas, por meio da arte, e ainda divulgar e promover o carisma e a missão lassalista, bem como a história, obra e valores pregados por São João Batista de La Salle.

Para participar do concurso será necessário que ao menos um dos compositores seja aluno, ex-aluno ou colaborador da Rede La Salle e que conheça o carisma e a missão lassalista. Os menores de idade deverão estar devidamente autorizados pelo responsável. A autoria da Música poderá ser de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. O tema do concurso cultural é “Um coração, um compromisso, uma vida”.

A premiação consiste na escolha da música, divulgação da mesma e gravação em estúdio pela Orquestra La Salle (Abel/Niterói-RJ) com lançamento previsto para o Tricentenário de La Salle em 2019. O prêmio para o vencedor será a quantia de R$ 5.000,00.

As inscrições serão realizadas até o dia 14 de setembro de 2018. O interessado deve enviar a ficha de inscrição do Concurso, além da letra da música cifrada e da gravação da música em arquivo de áudio de boa qualidade, para o e-mail musica300.abel@lasalle.org.br.

Para mais informações, acesse o Edital no site oficial do Concurso Cultural.

Orquestra La Salle

A Orquestra La Salle é uma atividade gratuita oferecida aos alunos do Colégio La Salle Abel, composta por: Flauta Doce, Flauta Transversa, Trompete, Saxofone Alto, Saxofone Tenor, Violão, Guitarra, Baixo, Teclado, Bateria e Percussão.

A Orquestra La Salle possui 2 grupos de desenvolvimento musical:

- Iniciante: Geralmente para os alunos de 6 a 11 anos e que estão no início do seu desenvolvimento musical.

- Intermediário: Geralmente para os alunos de 12 a 17 anos e que já estão com seus estudos musicais mais desenvolvidos.

Fundada em 1957, a Orquestra La Salle é formada por cem alunos de 6 a 17 anos, de turmas do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Atualmente dirigida pelo Maestro Henrique Manso Junior, neto do fundador do grupo Maestro Pedro Motta.

Nessas seis décadas, o grupo já se apresentou em mais de 200 cidades brasileiras e gravou dois CDs e dois LPs, sendo considerada uma grande formadora de talentosos músicos em Niterói.