Menu

A colação de grau é, sem dúvida, um momento ímpar para os estudantes do Ensino Superior. A conclusão do curso e o cumprimento integral das etapas e requisitos estabelecidos pela IES, de acordo com a legislação vigente, garantem que o formando receba o grau acadêmico, que o habilita para o mercado de trabalho com a titulação de graduado.

Esta sessão solene, em público, normalmente conta com muita emoção dos formandos, professores e homenageados, além dos familiares que acompanham a cerimônia. A conclusão do ensino superior é uma das principais etapas da formação pessoal e profissional dos estudantes.

Movidos a esta emoção, mais 45 acadêmicos, de duas turmas dos cursos de bacharelado em Administração e Ciências Contábeis, viveram esta experiência e colaram grau na noite da sexta-feira (22/01). A solenidade de colação de grau foi presidida pelo Diretor Acadêmico, Prof. Me. Fernando Cezar Orlandi, representando o Diretor Geral, Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, ausente por problemas de saúde.

Os cursos foram os primeiros ofertados pela então Univerde (incorporada pela Rede La Salle em 2008), e desde 2001 forma profissionais nestas áreas para atuarem na iniciativa privada, bem como na carreira pública. Ambos os cursos atendem o mercado regional por meio do conhecimento qualificado de seus egressos, que auxiliam a gestão das organizações.

O profissional/acadêmico de Administração tem esse perfil realmente generalista, o objetivo do Curso é formar um profissional que esteja preparado para atuar em áreas de recursos humanos, marketing, vendas, finanças, produção... A gente sabe que principalmente em início de carreira, esse profissional vai acabar atuando em uma dessas áreas específicas. Então é muito interessante que ele vá buscar uma Pós-graduação ou uma especialização, de forma a atuar mais especificamente para que, em consequência de sua experiência no mercado de trabalho, ele possa ter cargos de gerências de níveis superiores nas empresas. Nós temos a característica muito peculiar aqui na nossa região que é a questão da inserção no mercado. Desde o primeiro ou segundo semestre do Curso nós temos índice acima de 90% de inserção. Todos os nossos 22 acadêmicos formandos de hoje estão inseridos já no mercado de trabalho, ou já estiveram inseridos, e estão em um momento de transição em suas carreiras”, destacou o Prof. Rafael Zunino Marques, Coordenador do curso de Administração.

Graduaram 23 acadêmicos de Administração e 22 de Ciências Contábeis. Destes, praticamente todos estão empregados na área de formação e vislumbram mais oportunidades para o crescimento profissional.

A gente percebe que mesmo num cenário como estamos vivenciando atualmente, o contador está evidenciando ainda mais a sua importância no mercado, devido à sua atuação no sentido de redução de custos, de um controle mais efetivo das organizações, de uma eficácia nos resultados. Então mesmo em cenários difíceis, a ocupação e a importância do profissional contábil acaba se destacando nesse mundo competitivo em que estamos atuando. A noite é de comemoração, hoje nós estamos parabenizando aos novos bacharéis em Ciências Contábeis formados pela Faculdade La Salle e temos orgulho de estar apresentando ao mercado profissionais com uma bagagem de conhecimento técnico e científico para atuar nestas demandas que o mercado está exigindo”, celebra a Profa. Fabiane Popik, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis.

Além de familiares e amigos dos formandos, o evento contou com a presença de autoridades acadêmicas e civis, que compuseram a mesa oficial da sessão solene: Prof. Fernando Cezar Orlandi, Diretor Acadêmico; Prof. Paulo Renato Foletto, Diretor Administrativo; Prof. Rafael Zunino Marques, Coordenador do Curso de Administração; Profa. Fabiane Popik, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis; Profa. Sandra Ines Horn Böhm – Coordenadora do Curso de Gestão da Produção Industrial e Professora Homenageada das Turmas de Administração e de Ciências Contábeis; Profa. Ivana Basso, Nome de Turma da Turma de Ciências Contábeis; Prof. Carlos Alberto Javorski, Professor Homenageado da Turma de Ciências Contábeis; Prof. Airton Pedroso de Morais, Professor Homenageado da Turma de Ciências Contábeis; Sr. Jean Jackes do Carmo, Diretor Financeiro do CRA - Conselho Regional de Administração de Mato Grosso; Sr. Fabricio Coffi Lirio – Delegado de Lucas do Rio Verde do CRC - Conselho Regional de Contabilidade;  Sr. Miguel Vaz Ribeiro – Vice-prefeito Municipal e Patrono da Turma de Administração; e Sr. Roberto Carvalho Barra – Vereador Municipal, representando a Câmara Municipal de Vereadores;

 

 

Alunos homenageados

A Instituição tem por hábito homenagear os três alunos que apresentaram melhor desempenho acadêmico durante todo o Curso. De acordo com a Resolução do Conselho Pedagógico n.º 99/2011, os discentes precisam preencher alguns requisitos, como ter cursado na Faculdade La Salle pelo menos 75% da carga horária do curso de graduação; ter atendido às normas do Regimento; e ainda, ter 100% do aproveitamento acadêmico.

Os formandos que obtiveram as melhores classificações foram:

Administração:

1º: MARIANA AMBIEL

2º: NAIR ZARDO

3º: GILIARD AUGUSTO DE SOUZA

Ciências Contábeis:

1º: GEICIELE ALVES DE OLIVEIRA

2º: NAIARA TOMAZI TEIXEIRA

3º: TÂNIA MARIA DA SILVA RIBEIRO

A graduada em Administração, Mariana Ambiel, que recebeu o título de aluna destaque em Administração, atribuiu a conquista a muita responsabilidade e estudo “Como o Professor Rafael disse em seu discurso, é muito importante as teorias estudadas, pois a gente aprende a teoria na faculdade, e agora vem a prática, a luta do dia-a-dia, e essa fundamentação teórica serve para que a gente tenha ideias concretas e que a gente justifique essas ideias. Não esperava receber a premiação, pois muitos alunos se destacavam durante os quatro anos. Mas sempre fui uma aluna dedicada, esforçada, e sempre gostei de tirar nota alta, então eu sempre fui bem dedicada aos estudos”.

Do Curso de Ciências Contábeis, falou emocionada da titulação de melhor aluna da turma, Geiciele Alves de Oliveira “De fato valeu tudo a pena, e eu fico muito emocionada porque só nós sabemos o que a gente passou para estar aqui hoje, sabemos o quanto sofremos para conseguir esse tão sonhado e esse mágico momento, e ganhar esse mérito foi maravilhoso, foi muito bom, fiquei muito feliz e estou muito honrada”.

Ao final dos atos protocolares, o Prof. Me. Fernando Cezar Orlandi, Diretor Acadêmico, parabenizou as turmas formadas e destacou que o momento máximo dos Cursos de Ensino Superior é a Colação de Grau. “É o resultado do esforço, da conquista, da dedicação de vários anos dos alunos, e que é coroado numa seção solene bonita e muito representativa, que é um rito de passagem. Eles conquistam mais um degrau, mas os desafios continuam pela frente. Uma mensagem que eu deixo hoje para os formandos é que o mercado de trabalho não se satisfaz somente com a graduação -  a especialização é uma necessidade - e a Faculdade sempre aconselha a continuarem os estudos, quem sabe até buscando um mestrado ou doutorado. Então não só por um conhecimento profissional e melhoria, mas também por uma questão de mercado de trabalho. E a Faculdade La Salle está de portas abertas para recebe-los novamente para os Cursos de Pós-Graduação”.

Parabéns aos novos profissionais, que com empenho se dedicaram durante estes anos de formação e receberam o grau acadêmico! Desejamos sucesso nesta nova etapa de suas vidas, e que São João Batista de La Salle, fundador da Rede La Salle, abençoe a todos.

Veja aqui o álbum de fotografias da Colação de Grau!

Veja também o álbum de fotografias da Celebração Eucarística de Formatura e veja aqui a notícia completa da Celebração!

Entre em Contato