Menu

Os acadêmicos do 5º semestre de Gestão da Produção Industrial realizaram aulas práticas de produção de cerveja artesanal, dentro da disciplina de Pesquisa Operacional Aplicada, ministrada pela Profa. Me. Ivonete Hoss.

As aulas foram realizadas em duas etapas, com uma introdução teórica sobre os processos de produção e parte prática, no Laboratório de Química da Faculdade La Salle, onde foi produzido uma cerveja artesanal do estilo American Pale Ale (APA).

De acordo com a Profa. Ivonete o objetivo desta aula, além do conhecimento do processo de produção de cerveja artesanal, se concentra em demonstrar o processo de modelagem matemática e programação linear na produção de cerveja. “Pensando em um processo industrial de cerveja, é vital que o processo esteja extremamente otimizado para diminuir despesas, aumentar lucro e atender a demanda, ou seja, a Programação Linear é uma ferramenta utilizada principalmente com o objetivo de maximização de receita, buscando o valor máximo ou mínimo de alguma combinação de variáveis (de decisão), que podem ser, por exemplo, a venda de dois ou mais produtos ou seu custo de fabricação”, explica Ivonete.

Além do processo de produção, os acadêmicos aprenderam também sobre a história da cerveja e sua legislação, estilos de cerveja e técnicas de degustação.

 

Entre em Contato