Menu

Com inspiração na disciplina de Contabilidade e Análise de Custos II, proferida pelo Prof. Msc. Leandro Franz no 6° semestre do curso de Ciências Contábeis da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, o acadêmico Willian Cesar Gottfried dos Santos (agora no 7° semestre CCO), iniciou em sua casa um processo artesanal de fabricação de cerveja.

O trabalho disciplinar tinha como objetivo que cada acadêmico desenvolve-se o custo real de um produto/serviço, considerando todas as variáveis que envolvem o processo. O intuito do trabalho, segundo o professor Leandro, foi de “desenvolver as habilidades e competências dos acadêmicos na disciplina, prospectando iniciativas empreendedoras, visando o crescimento profissional dos acadêmicos”.

Após a entrega do trabalho, o acadêmico Willian começou a pesquisar sobre os processos de produção de cerveja mais detalhadamente, pois já havia apurado os custos do produto na disciplina. Com todas as informações levantadas, o acadêmico iniciou a fabricação da sua própria cerveja.

“Fui iniciando uma pequena produção, onde a cada 25 dias (prazo de maturação da cerveja), produzia cerca de 5 litros. Com mais conhecimento dos processos, fui criando algumas variedades diferentes de cervejas como Cerveja APA, Cerveja Red ALE, Cerveja IPA e Cerveja German Pilsner, todos com um toque especial diferenciado de produção”, contou Willian, ressaltando ainda que está aumentando sua produção e pretende chegar a 20 litros por processo de fabricação.

“Sempre tive vontade de aprender o processo de fabricação de cerveja, mas optava por comprar cervejas artesanais e importadas pagando um valor mais alto. Foi quando fizemos dois trabalhos de análise de custos, e em um deles realizei um estudo real para a implantação de uma cervejaria fictícia. Levantei todos os custos de fabricação e o andamento da empresa com os demais encargos, e a partir daí, tomando mais conhecimento do assunto, percebi que se fizesse a minha própria cerveja teria mais ou menos uma economia de 70%, do que se fosse comprar no comércio”, explicou Willian.

Vale ressaltar que toda a cerveja fabricada por Willian é para sua própria degustação.

Entre em Contato