Menu

A pesquisa operacional é uma importante ferramenta de otimização em sistemas de produção e processos. Os modelos e métodos de otimização podem ser utilizados como apoio à tomada de decisão, identificando as melhorias potenciais e redução de custos. Portanto, a pesquisa operacional tem aplicações na produção, gestão, distribuição e logística de uma empresa.

Segundo a Profa. Me. Ivonete Hoss, que ministra a disciplina de Pequisa Operacional Aplicada (P.O.), a pesquisa operacional tem auxiliado no desenvolvimento de diversos modelos e algoritmos de otimização para a resolução de problemas nas mais variadas áreas.

A professora explica que entre os diversos softwares atualmente existentes para aplicação da Pesquisa Operacional, os softwares Excel® (ferramenta Solver) e o LINDO merecem destaque e estão sendo utilizados nas aulas com os acadêmicos com 5º semestre de Gestão da Produção Industrial da Faculdade La Salle.

“Estes softwares foram utilizados para resolução de vários problemas de tomada de decisões como por exemplo, para obter-se resultados de maximização da receita, minimização de despesas e custo de produção e melhor rota de transporte de mercadoria”, explica Ivonete.

 

Conheça os softwares:

Softwares Solver – Suplemento do Excel é uma ferramenta existente no Microsoft Office Excel que resolve problemas de Programação Linear, Não Linear e Inteira de pequeno porte. O solver utiliza o algoritmo Simplex para determinar a solução ótima de um modelo de Programação Linear. Para problemas de Programação Inteira, utiliza-se o algoritmo LP Simplex. Já para problemas não lineares, o solver utiliza o algoritmo GRG2 (Generalize Reduced Gradient).

Software LINDO - É considerado um software com maior facilidade e velocidade na sua utilização e uma das melhores ferramentas de resolução de modelos de otimização. O LINDO maximiza os lucros e minimiza os custos nos problemas constantes de uma empresa tais como, transportes e planejamento de produção, entre outros. Tem como qualidade um resultado confiável e aceitável em situações simples e complexas.

 

Entre em Contato