No dia 05 de junho, a Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT recebeu em seu auditório a Palestra “As carreiras públicas e seus correlatos”, organizada pelos acadêmicos do 5º semestre do Curso de Direito - Bacharelado e ministrada pelo Juiz Federal da 1ª Vara Federal de Rio do Sul/SC, Charles Jacob Giacomini.

Além do Juiz, a mesa de honra foi composta pelo Diretor Acadêmico da Faculdade La Salle, Prof. Me. Fernando Cezar Orlandi; Defensor Público, Dr. Leandro Jesus Pizarro Torrano; Delegado da Polícia Judiciária de Lucas do Rio Verde-MT, Dr. Rafael Mendes Scatolon; Representante da Seccional da OAB-LRV, Dr. Hugo Aquino; Tenente da Polícia Militar de Lucas do Rio Verde, Sr. Gabriel Cardim Pazim; e o Professor da Faculdade La Salle e Advogado Dr. Francys Ricardo Menegon.

A acadêmica do 5º Semestre de Direito, Cleia Candida Rodrigues, uma das idealizadoras do evento acredita que, “Dos 73 alunos da turma, apenas 5 devem seguir a carreira de advocacia. A grande maioria buscará uma vaga no ambiente público. Inclusive, eu já estou estudando para concursos públicos. Eu parei de trabalhar para me dedicar exclusivamente aos estudos para conseguir passar no concurso público”.

Em uma consulta à sua nutricionista, Cleia soube que o Dr. Charles Jacob Giacomini viria à cidade de Lucas do Rio Verde-MT e que tinha interesse em trocar experiências com os acadêmicos de Direito. Assim, buscou o apoio de seus colegas para proporcionar esse momento de desmistificação de diversas carreiras públicas que um Bacharel em Direito pode assumir.

De acordo com Giacomini, “Por conhecimento e experiências em Faculdades e Universidades brasileiras, existe uma certa deficiência em relação ao tema das carreiras públicas. O Direito brasileiro costuma ser mais direcionado para a formação dos juristas privados. Assim fica sempre uma certa lacuna em relação às carreiras públicas e eu acredito que seja importante e interessante para os alunos este tipo de diálogo”.

“As carreiras jurídicas costumam ser resumidas como a Magistratura Estadual e Federal, o Ministério Público Estadual e Federal, a Defensoria Pública e carreiras policiais como Delegado de Polícia, Delegado Federal e as carreiras de apoio como técnicos, analistas, oficiais de justiça e outros cargos que nos proporcionarão um excelente espaço para conhecer e debater um pouco sobre eles”, finalizou Giacomini.