10/09/2018 - 21:39
Cultura do Algodão no Brasil é tema de Palestra ao curso de Agronegócio
Acadêmicos do Curso Tecnólogo em Agronegócio da Faculdade La Salle, tiveram a oportunidade de iniciar o mês de setembro sendo ministrados sobre um dos mais importantes nichos da Agricultura brasileira: o cultivo de Algodão.
 
Na década de 70, o Algodão era uma forte cultura no nordeste brasileiro, mas com o advento do “Bicudo” (que é uma praga do algodoeiro) nesta região, o cultivo migrou e ganhou mais força entre os estados de São Paulo e Paraná. Apenas a partir de 1995, ele realmente foi introduzido nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, e no oeste da Bahia
 
O Engenheiro Agrônomo e pesquisador da Embrapa, Sr. Luiz Gonzaga Chitarra falou sobre a ascensão e representatividade desta cultura para a nossa região, assim como, para a economia brasileira:  “Hoje, a região do cerrado, é a maior produtora desta cultura no Brasil, com mais de 01 milhão de hectares. Para próxima safra é esperada um acréscimo de 25 a 30% desta área. Isto porque, no cerrado, existem condições de se fazer duas safras” – explicou ele. “Este é um incremento para o produtor, e representa muito em termos de lucratividade, e na movimentação do PIB. Por isso, o algodão é uma cultura altamente cara e exigente (aproximadamente 8 mil reais por hectare, para um retorno médio de 50%)”.
 
A professora Cristiane Silva Chitarra, responsável pela realização do evento, também falou um pouco sobre o impacto da realização deste evento: “O intuito desta abordagem é possibilitar aos alunos uma maior integração, e conhecimento sobre a cultura do Algodão, permitindo também, uma proximidade maior com o pesquisador da área, e melhorando as suas visões de mercado”.
 


Buscar
Seção
Área
Período
A partir de
até
Voltar