No último dia 16 de maio, foi realizada a 5ª Feira do Empreendedor da Faculdade La Salle. No dicionário, o significado de “empreender” é criar opções de melhor desempenho, ganho ou lucro; transformar rotinas de trabalho em produtividade. Esta é a temática de uma disciplina da grade curricular do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI).

Neste ano, as turmas do 1º e 5º semestre de GTI, orientadas pelo Prof. Rafael Zunino, compartilharam da disciplina “Empreendedorismo e Inovação” e apresentaram o resultado de pesquisas de mercado e planejamento na 5ª Feira do Empreendedor da Faculdade La Salle, oferecendo produtos e serviços voltados para a área da tecnologia.

A feira é um dos grandes eventos promovidos pelos próprios acadêmicos dentro da IES. Em sua quinta edição, dez (10) grupos apresentaram seus negócios, e a criatividade das equipes resultou na comercialização de diversos produtos e serviços como:

- Adesivos personalizados para notebooks

- Carregador de energia portátil USB

- Pen-drives personalizados (cartão)

- Impressão de fotos digitais

- Estampas digitalizadas em camisetas

- FixTic - adesivo gel para fixar celulares

- Fotos divertidas digitalizadas

- Fones de ouvido para celulares

- Instalação Windows 10

- Otimização de sistemas e antivírus

De acordo com o Prof. Rafael Zunino, professor da Disciplina Empreendedorismo e Inovação no 1º e 5º GTI, “o objetivo da Feira deste ano é relacionar esta questão do empreendedorismo com a tecnologia. Então os grupos foram desafiados a escolher um serviço ou produto de tecnologia ou que tivesse alguma relação com a tecnologia. O objetivo principal era fazer com que eles experimentassem um pouco a experiência de vendas, de vislumbrar qual produto seria interessante em relação ao público-alvo, que seriam outros acadêmicos aqui da Faculdade, e em resumo fazer com que eles conseguissem se movimentar, achar um produto interessante, ofertá-lo e vendê-lo no dia de hoje”.

Em entrevista, o acadêmico Thiago Xavier Dullius, do 5º GTI, falou sobre a escolha do produto oferecido por seu grupo: “Nós resolvemos escolher um produto diferente, que não havia ainda no mercado aqui da nossa região, chamado FixTic, um adesivo em gel que é uma nanotecnologia, uma tecnologia americana, e nós conseguimos comprar de um revendedor único no Brasil. A finalidade é divulgar às pessoas para facilitar no dia-a-dia, em casa, e até mesmo nos veículos”.

Já a acadêmica Viviane Maria Zek, também do 5º GTI, que trabalhou com seu grupo a oferta de “Adesivos Personalizados para Notebooks”, falou sobre o desafio e desenvolvimento do projeto: “De início, nós tivemos o desafio de encontrar o que iríamos expor, que deveria ser na área voltada para a T.I. Nas nossas primeiras ideias acabamos pesquisando muito e vimos que não seria viável, então, surgiu a ideia dos adesivos, e como dois integrantes do grupo já trabalhavam com isso, se tornou mais fácil de desenvolver. A venda está sendo ótima e estamos conseguindo realizar o trabalho tranquilamente”.

As turmas serão avaliadas pela pesquisa e planejamento, definição de produtos e do plano de comunicação, isso feito em sala de aula e pelo processo de venda, faturamento e a decoração dos estandes, itens apontados durante a Feira.