Qualidade Educacional com Formação Integral da Pessoa Humana e Transformação da Sociedade

A Faculdade La Salle tem sua origem na Faculdade de Lucas do Rio Verde, mantida da União das Escolas Superiores de Lucas do Rio Verde – UNIVERDE, criada em 15 de junho de 1.999 com o propósito de manter Instituições de Educação Superior em Lucas do Rio Verde. Em 2001, a Instituição recebeu seu credenciamento perante o Ministério da Educação pela Portaria nº. 2.653 de 07 de dezembro de 2001 e passou a ofertar dois cursos de bacharelado no início de 2002: Administração e Ciências Contábeis, autorizados e já reconhecidos pelo Ministério da Educação. No final de 2004 e meados de 2006, foram autorizados respectivamente os cursos de bacharelado em Direito e Turismo.


Em 2007, com o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico acelerado do município de Lucas do Rio Verde, resultante da mudança da matriz econômica e instalação de grandes empresas, observou-se a necessidade de buscar auxílio para a consolidação da IES, preservando conquistas e aliando-se a novos agentes educacionais, a fim de ampliar os caminhos e perspectivas profissionais para os cidadãos de Lucas do Rio Verde e região. Esta busca inicia-se com um entendimento negocial junto à Sociedade Porvir Científico, uma das mantenedoras da Rede La Salle de Educação no Brasil, e termina com a celebração, em 13 de novembro do mesmo ano, de um termo de incorporação da Faculdade de Lucas do Rio Verde à Rede La Salle.

Portanto, a partir de 1º de Janeiro de 2008, a Univerde é incorporada à Rede La Salle de Educação. A Rede tem suas origens na experiência espiritual e pedagógica de São João Batista de La Salle (1651-1719), na França, com Escolas populares para educação de filhos dos artesãos e dos pobres que culminou com a fundação do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, Congregação constituída por religiosos e leigos inteiramente dedicados à educação cristã das crianças e dos jovens. Consolidada na França, estende-se por mais de 80 países nos cinco continentes. Sua atuação escolar passa da Educação Infantil ao Ensino Superior sem esquecer as Instituições de Beneficência e Assistência Social.

No Brasil, a presença da Rede inicia-se em 1907, com a vinda de Irmãos franceses para Porto Alegre/RS. Desde então, desdobraram-se para outros onze estados do Brasil, onde os mais de 200 Irmãos e 3 mil colaboradores educam mais de 60 mil alunos, em todos os níveis de ensino.

Em 2008, primeira gestão lassalista, a Faculdade La Salle trabalhou focada na melhoria da estrutura física, reformulando a Biblioteca e Auditório e concluindo a construção do Bloco II. Neste mesmo ano, também foi criado e regulamentado o NJP (Núcleo de Prática Jurídica), visando oferecer o Estágio Obrigatório aos futuros Bacharéis em Direito e atender causas sociais da comunidade regional, prestando auxílio jurídico aos acadêmicos e pessoas que não possuam recursos para contratar um advogado.

O ano de 2009 consagrou-se como um período muito significativo para a Instituição. A criação do NPPGE (Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão) dinamizou as políticas de pesquisa e extensão institucionais, contribuindo para a indissociabilidade com as políticas de ensino já implantadas, contribuindo para a formação integral dos educandos. Compete ao Núcleo organizar e coordenar as atividades das pós-graduações, atividades de extensão e projetos de pesquisa. Desde sua regulamentação, os projetos de maior visibilidade acadêmica e comunitária, como a Mostra de Iniciação Científica, o Concurso de Artigos de Iniciação Científica, o Programa de Iniciação Científica e o Natal Solidário, ocorrem anualmente. No mesmo ano também foi criada a Área de Convivência da Faculdade La Salle.

O Ministério da Educação, em 2010, autorizou os Cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia na Instituição. Com o início das aulas dos cursos, em 2011, criou-se a Unidade II da IES, sediada no Colégio La Salle de Lucas do Rio Verde-MT. Ainda em 2010, a IES ampliou seus laboratórios de informática e o setor administrativo Assessoria de Comunicação e Marketing foi criado.

O ano de 2011 iniciou-se com a abertura dos cursos de Educação Física e Pedagogia. Ao longo do ano, foram feitas melhorias significativas no estacionamento da Instituição, atendendo à demanda de veículos automotores, como a sinalização e a cobertura de asfalto do estacionamento em 100%.

Em 2012, a Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT iniciou o Curso de Gestão da Tecnologia da Informação, primeiro curso tecnológico em nível de Graduação na IES, bem como o primeiro de Gestão da TI em Mato Grosso. No mesmo ano, a Instituição iniciou também um novo curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios.

No último ano, 2013, buscando integrar-se às mais de 70 IES da Rede La Salle, presentes em mais de 80 países, a Faculdade trouxe para Lucas do Rio Verde uma escola de negócios inovadora, a La Salle Business School. A Instituição foi a terceira do país a aderir ao programa de pós-graduação MBA da Rede La Salle no Brasil. Também neste ano, a IES iniciou as atividades do Curso de Agronegócio, o qual tem como objetivo atender a formação de profissionais voltados à principal atividade econômica da região, a agropecuária.

No ano passado, a IES passou a integrar um grande programa que oportuniza o intercâmbio Nacional e Internacional de estudos, por meio do Programa de Incentivo à Mobilidade Acadêmica. A Rede La Salle, presente em mais de 80 países, tem o diferencial de proporcionar aos seus acadêmicos a oportunidade de cursar parte de sua graduação, pós-graduação ou cursos de curta duração em unidades dentro do Brasil e em onze Instituições de Ensino Superior no mundo. Outro importante avanço da Faculdade La Salle, em 2014, foi a construção do Bloco 3. O novo prédio conta com 24 salas de aula, laboratórios, cozinha e uma ampla área de circulação e convivência. Com isso, os cursos de Educação Física e Pedagogia foram incorporados a Unidade Sede, apenas as aulas práticas continuam no Complexo Poliesportivo na Unidade II.

Ainda em 2014, ocorreu a implantação do programa de incentivo à pesquisa e produção científica, que tem por objetivo fomentar a produção e difusão do conhecimento pelos docentes da IES. Também, na área de extensão, a Instituição buscou incrementar a oferta de projetos, cursos e programas que envolvam a comunidade acadêmica com a comunidade local e regional.

A partir de 2008, a Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT ampliou a diversidade de cursos de graduação oferecidos, atuando nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra. Ao longo dos anos, a Instituição passou por várias mudanças, grande parte delas alcançadas através do comprometimento com a cultura de Avaliação Institucional, realizada periodicamente pela Comissão Própria de Avaliação, por meio da qual a comunidade acadêmica pode se expressar e auxiliar o desenvolvimento institucional, sugerindo melhorias que acreditam ser pertinentes à Instituição. Todas as alterações nas estruturas físicas e métodos de ensino e aprendizagem estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional da IES, visando uma educação de excelência a Lucas do Rio Verde e região, proporcionando o desenvolvimento integral da pessoa humana, comprometida com a transformação da sociedade, continuando assim, a missão inicial de seus fundadores.