Acadêmicos e professores da Faculdade La Salle tiveram uma manhã diferente neste sábado. Arregaçaram as mangas em prol de um Rio Taquari mais limpo. Cerca de 15 alunos, familiares, coordenador do curso de Processos Gerenciais Marciano Bruch, diretora acadêmica Andréa Gerhardt e diretor geral da La Salle Irmão Marcos Corbellini reuniram-se às 7h15min na Faculdade, de onde partiram, a pé, em direção ao Parque da Lagoa, onde foi iniciado o “Viva o Taquari Vivo”. Trata-se de uma ação que ocorre anualmente em Estrela, reunindo voluntários de diferentes entidades e é organizada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Estrela (Cacis) em conjunto com a Parceiros Voluntários de Lajeado e a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

Os participantes puderam auxiliar no recolhimento do lixo e na reparação de danos ao meio ambiente, tendo sido retirados mais de 4,7 mil quilos de resíduos nas seis cidades onde a ação foi realizada. Andréa participa das atividades todos os anos e percebe a ampliação da participação dos alunos da Faculdade. “Este ano familiares também se somaram ao grupo, o que mostra o envolvimento e comprometimento dos estudantes com a causa.” Muito mais do que o certificado de atividades voluntárias, os acadêmicos mostram-se preocupados com a poluição e o lixo encontrado no Rio Taquari. Foram retirados desde cadeiras, mesas, pneus, portas e muitos outros resíduos.

Para a diretora acadêmica, a Faculdade tem um papel fundamental neste processo de conscientização e busca engajar-se em todas as ações que objetivam o sadio desenvolvimento da comunidade. Lembra que os cursos voltados ao tema desenvolvidos pela Faculdade, como Gestão Ambiental e Agronegócio, preocupam-se em aproximar a realidade prática da teoria, o que pode ser vista nesta participação de sábado e nas visitas técnicas promovidas constantemente por todos os cursos.

Saiba mais

No total das nove edições, foram retirados do rio mais de 28 toneladas de lixo. Os principais materiais recolhidos foram plásticos, tecidos, ferro, madeira, borracha, vidro, pneu, papelão, brasilit, isopor, rejeitos e outros tipos de resíduos. Porém, o grande objetivo da ação é chamar a atenção para o estado em que se encontra o principal recurso hídrico da região e como a comunidade o está tratando. A comissão organizadora tem registrado o aumento do voluntariado interessado em defender e preservar o rio. Nesta edição, foram 625 voluntários nas seis cidades que participaram da ação: Lajeado (1.637 quilos), Estrela (1.173 quilos), Arroio do Meio (525 quilos), Bom Retiro do Sul (400 quilos), Cruzeiro do Sul (554 quilos) e Venâncio Aires (422 quilos).