Alunos da Rede La Salle protagonizam as transformações que a instituição vem estabelecendo por meio de uma grande pesquisa anual.  É o Programa de Avaliação Institucional (Proavi) que dá vez e voz aos seus acadêmicos, possibilitando que eles tenham a oportunidade de avaliar os pontos positivos e os que precisam ser melhorados nos cursos e na Instituição de um modo geral.  Na Faculdade La Salle de Estrela, a avaliação de 2016 ocorre entre os dias 21 e 30 de setembro.  Neste período, os acadêmicos avaliarão a infraestrutura, os cursos, as disciplinas e o quadro de professores. “O Proavi é importante porque este é o momento do aluno fazer suas reivindicações de melhorias para ajudar a qualificar o ensino.  É também uma forma da Faculdade perceber o pensamento dos estudantes em relação à instituição”, diz o coordenador do Proavi da La Salle de Estrela, Marciano Bruch.  Ele ressalta que os alunos da unidade estrelense estão integrados ao processo. “Nós temos uma excelente participação de alunos no Proavi.” Um dos motivos é porque eles são diretamente convidados a se envolverem. A secretária da Comissão Própria de Avaliação vai até as salas, faz uma breve apresentação do Proavi ressaltando a importância desse momento e depois acompanha os alunos até o laboratório de informática, onde a avaliação é feita online.

Para o presidente do Diretório Acadêmico (D.A), Cristian Roger Tavares de Oliveira, a iniciativa é válida porque permite que o aluno opine sobre a vida na instituição.  “O Proavi possibilita que, por meio de nossas avaliações, a Faculdade busque soluções para melhorar o que precisa.”

Desde que este trabalho existe, houve conquistas importantes para os acadêmicos como, por exemplo, a criação de um espaço de convivência na Faculdade, onde os alunos podem interagir no intervalo. A implantação de uma “quentinha” para o chimarrão também é resultado da pesquisa de avaliação.  Quanto à percepção dos alunos, em 2015, a Faculdade La Salle de Estrela obteve um índice de satisfação de 95% pela pesquisa do Proavi. “Este é um resultado a ser comemorado porque indica que estamos no caminho certo enquanto instituição”, reflete Bruch.