Menu

A Faculdade La Salle Estrela realizou nos dias 7 e 14 de setembro a 3ª edição da Pesquisa de Satisfação do Eleitor. Neste ano acrescentou sete questões específicas sobre segurança pública para saber a percepção das pessoas em relação ao tema. De modo geral os eleitores percebem que a segurança pública de Estrela (41,5%) foi avaliada como ruim ou muito ruim. Também foram avaliadas as atuações e ações da Brigada Militar e Polícia Civil, Justiça, e poderes Executivo e Legislativo. Representantes destes órgãos receberam os números na noite de quinta-feira, dia 26, no Painel de Segurança Pública promovido pela Faculdade em parceira com a Câmara do Comércio, Indústria e Serviço (Cacis) de Estrela.

Estiveram presentes no debate a diretora do Fórum de Justiça de Estrela, Débora Gerhardt de Marque; o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann; o vereador Marco Wermann; o comandante do 40° Batalhão e Polícia Militar, major Marcelo de Abreu Fernandes, o Promotor de Justiça Daniel Cozza Bruno; e o Delegado de Polícia Rodrigo Reis. Cada um deles falou para a comunidade de que forma atua e como poderá melhorar a segurança em Estrela.

O debate foi mediado pelo advogado Daniel Horn, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o vereador e aluno da Faculdade La Salle, João Braun, que esteve à frente do movimento de segurança nas últimas semanas em Estrela.

 

A pesquisa

A pesquisa foi realizada por acadêmicos pesquisadores selecionados por edital e posteriormente treinados para aplicação dos questionários. Eles entrevistaram 400 eleitores distribuídos pelos bairros de Estrela, incluindo zona rural. O montante corresponde a uma amostra proporcional à população de Estrela e dá uma confiabilidade de 95% da pesquisa.

Ao todo foram aplicadas 28 questões. Destas, sete foram sobre segurança pública, que tratam sobre o bairro onde mora, segurança geral da cidade, empenho dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e ainda como percebem as ações da Brigada Militar e Polícia Civil em Estrela.

As demais questões envolveram os entrevistados a avaliarem de 1 a 5 os serviços oferecidos pelo governo municipal na área de educação, saúde, infraestrutura, impostos, apoio aos agricultores, apoio aos empresários, assistência social, limpeza urbana, projetos culturais, projetos esportivos, atendimento na prefeitura e satisfação quanto à Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal.

O Diretor Geral da Faculdade, Irmão Marcos Corbellini, diz que pesquisas sempre são fundamentais para o desenvolvimento de uma comunidade. “A coleta de informações junto a população verifica até que ponto os órgãos e entidades atendem aos interesses locais, podendo assim orientá-los a tomada de decisão ou solucionar problemas.”

Segundo a Diretora Acadêmica, Andréa Gerhardt, esta atividade oportuniza experiência de pesquisa para os acadêmicos e, ao mesmo tempo, permite que a comunidade tenha oportunidade de informar sua opinião sobre a gestão municipal e sobre a segurança pública.

 

O projeto

A Faculdade La Salle criou o Programa de Iniciação Científica e todos os anos realiza projetos de pesquisa como contribuição para o desenvolvimento da cidade e da região onde pertence. Pelo terceiro ano efetivou o projeto intitulado: Satisfação do Eleitor de Estrela. Nesta edição, foram incluídas sete questões especificas sobre a segurança na cidade. Participaram das atividades o coordenador Ir. Marcos Corbellini e as diretoras Andréa Gerhadt e Claudia Argiles da Costa. Além dos alunos pesquisadores, selecionados mediante edital e devidamente orientados para a coleta e tabulação dos dados, Crislaini Rodrigues, Daniela Rodrigues da Silva, Dienifer Reis Soares Faleiro, Esther Manuela Imbriaco, Fábio José Hergemoller, Gilnei Leandro dos Santos, Grasiela Böhmer, Taniele Juliana Rieger Tubino, Sabrina Schmidt, Kananda Diendra Scheeren, Daniele Lima, Wilhanson Braun Junior. O relatório final foi apresentado no 2º Painel sobre Segurança, promovido pela CACIS, e encaminhado ao Prefeito Municipal.

 

Rigor acadêmico nas informações

Os resultados apresentados pela Faculdade têm 95% de nível de confiança, com margem de erro de apenas 4,87 pontos. Isso porque foram utilizados questionários já validados em pesquisas realizadas em 2014 e 2015, a seleção de alunos pesquisadores foi por meio de Edital e ainda os selecionados foram treinados para a aplicação de pesquisa.

 

Avaliação sobre segurança pública

- 41,5% dos entrevistados acham ruim ou muito ruim a segurança na cidade, de maneira geral

- 39,8% acham ruim ou muito ruim a segurança no bairro em que reside, de maneira geral e 35,5% considera bom ou muito bom

- 37,3% acham regular o empenho do Poder Executivo para melhorar a situação

- 35% acham ruim ou muito ruim e 31,8% acham regular o empenho do Poder Legislativo para melhorar a situação

- 25,3% acham ruim e 27,3% regular o empenho do Poder Judiciário para melhorar a situação

- 58% acham bom ou muito bom a ação da Brigada Militar

- 50% acham boas ou muito boas as ações da Polícia Civil

 

Números complementares

População de Estrela: 32950 (IBGE, 2016).

Definição da amostra: 400 entrevistas.

Nível de Confiança: 95%

Margem de erro: 4,87

Aplicação: 400 questionários aplicados aleatoriamente

Data aplicação: entre 7 e 14 de outubro de 2017, nos bairros da cidade e núcleos rurais.

Por gênero: 50% masculino – 50% feminino.

Por raça: 94% raça branca – 6% outras raças.

Escolaridade: maioria (43,5%) com ensino fundamental

Renda: maioria (66,3%) recebe até R$ 2,2 mil por mês

 

Prioridades definidas 

* Priorizar a educação, como meio de prevenção;

* Criar um sistema eficaz para denúncias anônimas;

* Realizar ações integradas entre a Brigada Militar, Polícia Civil e Assistência Social;

* Municipalizar a fiscalização do trânsito;

* Ampliar programas assistenciais, tais como o CREAS;

* Implantar vídeo-monitoramento e cercamento eletrônico;

* Criar a 3ª Vara;

* Fomentar a participação da comunidade na consulta popular através do envolvimento de instituições;

* Organizar seminários sobre legislação para a sociedade;

* Analisar a reativação do CONSEPRO;

* Analisar a criação da Secretaria de Trânsito.

Entre em Contato