11/10/2018 - 14:43
O FAZER DOCENTE

Faz parte da competência docente a capacidade de não só fazer bem aquilo que se faz, mas fazer o bem com aquilo que se faz, afirma Cortella no livro Educação, Convivência e Ética -audácia e esperança. Assim, o docente como gestor da aprendizagem, desempenha funções que ultrapassam as paredes dos ambientes escolares.  É gestor na medida em que compartilha o saber, partindo do planejamento organizado e flexível, oportunizando o desenvolvimento das capacidades intelectuais e afetivas.

Para aprender é necessário estar bem. Entende-se estar bem nos aspectos físico e psicológico, pois as relações que se estabelecem tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, devem oportunizar o desenvolvimento integral dos estudantes. E, nesse sentido, o olhar do professor contribui de forma decisiva, pois através da observação reconhece sinais que podem beneficiar ou prejudicar a aprendizagem.

Atenta às demandas contemporâneas frente a campanhas de valorização e respeito à vida, a Faculdade La Salle lançou o Protocolo de Prevenção à Criança e ao Adolescente frente a Violência Sexual como um guia de orientação para as Comunidades Educativas da Rede La Salle, auxiliando professores no que se refere a necessidade de atenção para a  proteção da criança e do adolescente frente a violência.

Questões de violência e desrespeito são difíceis de ser reconhecidas e abordadas, sendo os melhores caminhos a informação e a prevenção. No Brasil, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos recebeu 133.061 mil denúncias de violação aos direitos humanos no ano de 2016. O módulo Criança e Adolescentes lidera a quantidade de ligações que o Disque Direitos Humanos – Disque 100 registra, somando 76 mil atendimentos, ou seja: 58% do total.

Campanhas de alerta, prevenção e respeito mobilizam e geram mudança de comportamento. Cuidados com o meio ambiente, trânsito, acessibilidade, trabalho infantil, setembro amarelo, outubro rosa, abrem amplas discussões e são necessárias para mudar realidades e mobilizar a sociedade. Desde sua fundação, a Instituição Lassalista mostra-se sensibilizada e atenta à qualidade do ensino e à transformação da sociedade nas dimensões humana e cristã. Cabe aos docentes incentivar e criar situações que zelem pelo aprender e pela prevenção, contribuindo para a modificação de condutas.

O fazer pedagógico abre possibilidades para investir em escolhas edificantes e transformar vidas.

                                                                                                        Márcia Andréia de Castro Beppler
Professora, Especialista em Gestão Escolar
Coordenadora Pedagógica da Faculdade La Salle Estrela
 

 



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