Menu

Você também pode fazer marketing para o seu negócio, seja esse negócio a fruteira da esquina, a lancheria da gurizada, os carrinhos de pipoca, foodtrucks, os docinhos da vovó e, claro, serviços de eletricista,costureira, advogado, consultoria e tudo mais que venda um produto ou serviço e tenha foco no consumidor.Houve um tempo em que marketing era só para empresas que podiam pagar uma consultoria ou uma grande agência de propaganda. Os tempos são outros!

Os avanços da tecnologia e dos meios de comunicação nos trouxeram à Era do Conhecimento e também aos tempos da mídia digital, das redes sociais, do WhatsApp.Cerca de 116 milhões de brasileiros estão conectados à internet, sendo que 94,6% acessampelo celular. Ou seja, gente que está o tempo todo trocando mensagem de texto, curtindo fotos e assistindo às centenas de vídeos que recebemos por mês pelo whats ou aparecem na linha do tempo de nossas redes.

E podem ter certeza de uma coisa: interagir com clientes e amigos é a melhor forma de vender alguma coisa. As pessoas estão usando seus dispositivos eletrônicos para aprender, conhecer empresas, experimentar serviços e comprar. Estar conectado é o primeiro passo a ser dado pelo empresário que quer fazer a roda girar e precisa vender mais.

Atualmente, há também na internet muita informação que pode orientar suas ações nessa área e há também pequenos empreendedores nas áreas de comunicação, propaganda e marketing que podem lhe ajudar por valores mais viáveis que há tempos atrás. Procure na internet.

A “novidade” é que nem só de mídia digital se constrói o marketing. Um bom cartão de visita, folhetos bem feitos, com informação clara e atrativa, continuam dando resultado, assim como anúncios em jornal, nas rádios locais...o importante é estar onde seu cliente está. Procure conhecer os caminhos que o seu consumidor percorre para se informar e tomar decisões de compra. A partir daí, pare e pense, faça planos e coloque o seu marketing em ação. Os melhores resultados do seu negócio podem estar mais perto do que você imagina. Experimente.

 

Sérgio Ricardo Sant’Anna

Publicitário e professor de marketing da Faculdade La Salle Estrela

Entre em Contato