19/10/2018 - 08:20
Família e educação como saída

Nos últimos anos em nosso país só se ouve falar em crise. Crise de valores, crise financeira, crise nas famílias, crise na educação e outras tantas. Estamos vivendo em um país no qual (segundo o IBGE) o número de desempregados no Brasil nos três primeiros meses de 2018 foi de 13,7 milhões de pessoas.

A questão é mudarmos um pouco o foco (porque a crise existe de fato, está aí e assim como todas as outras que a precederam, irá passar) e nos perguntarmos: existe saída? A resposta é: sim! Para isso nossos governantes precisam atuar em diversas áreas.

Como psicóloga e educadora acredito serem essenciais investirmos nas famílias e em educação. Como diziam nossos antepassados: “educação vem de berço” e ouso a acrescentar: “educação vem de berço e se aprimora durante toda a vida”.

O investimento nas famílias se dá porque a família é a base de tudo, onde nascemos e aprendemos os valores que nos tornarão sujeitos aptos a viver em sociedade. É na família que aprendemos o significado do amor, dos limites, a desenvolver a empatia e nos tornarmos um SER HUMANO. A educação inicia na família, mas é um fenômeno que ocorre durante toda a vida do sujeito.  

A segunda instância que é capaz de transformar a vida de uma pessoa é a Educação, pois cabe à Educação a continuação de transformar o ser humano em cidadão. A partir da educação formal (aquela aprendida desde a escola até nas faculdades) o sujeito ganha o mundo e aprende sobre tudo: países, culturas, idiomas, cálculos, astros, ambiente e uma infinidade de coisas... É fato conhecido que, quanto mais estudar, maior a chance de conseguir e/ou manter seu emprego. Estudos realizados demonstram que, de um modo geral, quanto maior o grau de estudo maior o salário.

Inclusive a educação abre portas para a empregabilidade. Quando falamos em empregabilidade e desenvolvimento há um fato que transforma qualquer país em uma grande nação: a Educação. Estamos em um período de crise que irá passar. Você está preparado para as oportunidades que estão por vir?

Andrea Gerhardt

Diretora Acadêmica Faculdade La Salle Estrela



Buscar
Seção
Área
Período
A partir de
até
Voltar