A Faculdade La Salle de Estrela firmou convênio com a Câmara de Vereadores de Teutônia para fazer oficinas de cidadania e trabalhar as questões da  democracia e ensinar a estrutura dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. As oficinas serão dadas para alunos das escolas do município e também para a população no ambiente da Câmara de Vereadores. “Elas visam levar a informação às pessoas sobre as atribuições dos três poderes e vão trabalhar ainda o papel do cidadão e dos legisladores. É uma forma de resgatar a participação da população na construção política”, diz a presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Mareli Vogel.

Conforme ela, o projeto é pioneiro na região e tem como motivação pinçar lideranças para que ajam ativamente na conjuntura municipal. “Nesse cenário político em que nós estamos vivendo, onde se fala tanto na crise econômica, mas que está  pautada pela crise política, observamos que estamos em uma crise de liderança e acreditamos que precisamos sim, levar mais educação. Hoje no currículo escolar não temos mais disciplinas que trabalham as questões políticas de fato.”

Para as oficinas, será designado um orientador da Faculdade La Salle que irá construindo com os estudantes as lições de cidadania. “Nós vamos usar o espaço da Câmara de Vereadores e levar as turmas  de alunos que tiverem interesse para ter a oficina, onde será trabalhado, a prática e a teoria”, salienta Mareli. É também uma oportunidade de conhecer o espaço físico da Câmara e saber o papel do legislativo, que é o mais próximo da população e o que mais representa o cidadão.

Mareli diz que é importante fazer o resgate da cidadania e incentivar as pessoas a participarem do processo político. “Não é só votar, a população precisa saber ocupar seu espaço de cidadão.”

A lei para que ocorram as oficinas foi homologada no dia 6 de junho e elas devem iniciar em breve. Conforme Mareli, além do conceito dos três poderes, outras temáticas serão debatidas mais adiante, como redes sociais e a questão da transparência na política, já que  é importante a população saber buscar tais informações tanto no portal da prefeitura como da Câmara de Vereadores.