Preocupada com os recursos hídricos do Estado e com a participação cidadã na sua preservação, a Faculdade La Salle participa de ações que buscam garantir a sanidade da água e dos rios. Para tanto, participava como suplente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, sediada em Caxias do Sul, grupo onde está inserido o Vale do Taquari. Na última semana, em evento oficial na cidade de Caxias do Sul, a Faculdade La Salle, sediada em Estrela, foi elevada à condição de titular do comitê, que terá a presidência de Júlio Salecker, que atua na Certel.

O diretor geral Irmão Marcos Corbellini destaca a relevância do fato por possibilitar que a realidade vivenciada hoje, principalmente pelos alunos dos cursos oferecidos na área pela instituição como Gestão Ambiental e Agronegócio, possam participar ativamente do processo e das discussões em âmbito estadual. Na medida em que os assuntos forem debatidos e ações forem planificadas por parte do comitê, a Faculdade, por meio do seu representante no grupo, o diretor geral, poderá contribuir apresentando a realidade local e regional onde a Faculdade e seus acadêmicos estão inseridos.

Conforme a diretora administrativa Cláudia Argiles da Costa, que também acompanhou o evento, a Faculdade envolve-se em diversas ações que têm o mesmo propósito do comitê. Exemplo disso é a participação em todas as edições do “Viva o Taquari Vivo”, por meio do qual representantes de diversas entidades deslocam-se ao Parque da Lagoa para recolhimento de lixo nas margens do Rio Taquari. “Queremos, ao participar como membro titular do Comitê levar nossa contribuição para melhoria da qualidade dos rios”, confirma Cláudia.

O comitê engloba 120 municípios e está entre os 22 existentes no Estado, configurando-se entre os nove comitês cujas bacias hidrográficas deságuam no Rio Guaíba.