Menu

As micro e pequenas empresas (MPES) possuem grande importância em qualquer economia do mundo. Essas empresas são as únicas capazes de levar bens e produzir serviços e qualquer lugar para qualquer cidadão, do mais perto ao mais longe, a fim de atender as necessidades individuais ou coletivas.

Importante ressaltar que as micro e pequenas empresas estão em ascensão e o empreendedorismo crescente é um fenômeno atual, prova disso são as inúmeras MPES existentes em todo o país. De acordo com o Sebrae (2017), as micro e pequenas empresas são responsáveis por 98,5% dos empreendimentos brasileiros, com participação de 27% no Produto Interno Bruto (PIB), com essa importância e o tamanho dessa participação na economia brasileira, os micro e pequenos empreendedores são os maiores responsáveis por garantir emprego e renda no Brasil.

Acompanhado dessa importância, surgem novos desafios relacionados as micro e pequenas empresas, e um deles é na área de gestão, pois nada adianta se ter um número expressivo de empresas se nós como gestores não estivermos preparados para melhorarmos ainda mais no lado pessoal, como no lado profissional.

Muitas destas empresas não possuem nem mesmo uma planilha financeira, que possibilite o básico que é o controle de caixa, alguns empresários não tem o mínimo conhecimento de informática suficiente para o uso dessas ferramentas, sendo assim, vivemos numa precariedade no que se diz respeito a conhecimento empresarial. Além desta dificuldade na área de informática, muitos destes empresários possuem pouca instrução, muitos deles não possuem graduação em ensino superior e nem mesmo formação técnica, com isso não foram ensinados a gerir seu negócio.

Existem com isso possibilidades de virarmos o jogo e melhorarmos nossa gestão? Superar os desafios que nos são propostos diariamente?

Primeiramente precisamos estar dispostos a querer aprender coisas novas. Buscar conhecimento diário sobre ferramentas de gestão. Outra questão é conhecermos a nossa equipe de trabalho, e com isso sabermos tirar o máximo de cada um deles. Alinhando o conhecimento na equipe com o uso das tecnologias que estão ai, ou que surgem a cada dia a nosso favor, teremos grandes possibilidades de melhorar a gestão dos nossos negócios, melhorando os resultados a cada dia.

 

M.e Marciano Bruch

Coordenador do Curso de Processos Gerenciais Faculdade La Salle de Estrela

Entre em Contato